quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A cidade de Rio Verde ao final do dia de ontem, terça-feira (31/8), alcançou uma importante marca 80,31% da população que deverá ser vacinada contra a Covid, segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI), já recebeu no mínimo a 1ª dose de um dos imunizantes. O que significa que 140.551 pessoas que moram em Rio Verde já pelo menos iniciaram a prevenção contra a doença.
Esta porcentagem, no início da campanha de vacinação, era uma das fortes metas para que a população alcançasse a chamada imunidade de rebanho e assim criasse uma barreira de imunidade comunitária contra o vírus Sars-Cov-2. Infelizmente, os especialistas e pesquisadores atualmente afirmam que esta imunidade ainda não pode ser alcançada por conta das variantes das cepas (tipos de combinação viral).
Entretanto de qualquer jeito, estes números tem sim um significado no trabalho das equipes das Saúde, em todos os níveis, de luta contra a pandemia.
O coordenador do COES-RV (Centro de Operações de Emergência em Saúde de Rio Verde que comanda as ações de combate à pandemia), Dr. Wellginton Carrijo lembra que “esses 80% de vacinação significa pra nós do Coes e da gestão municipal uma vitória muito expressiva, pois a cada dia percebemos quedas nas taxas de ocupação de terapia intensiva e enfermaria.”
Somente ao longo da terça-feira foram 2.531 doses aplicadas, sendo 948 de D1 e 1.583 de D2 (38,32%, 67.052 pessoas).
Desta forma o médico ainda aproveitar para lembrar que a vacinação ainda precisa continuar. “Graças ao planejamento da vacinação alçamos esse número de 80% da primeira dose, temos certeza que iremos avançar cada vez mais na vacinação e consequente dar fim a essa pandemia!” Concluiu ele.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.