quinta-feira, 28 de março de 2024

Rio Verde

Rio Verde adere ao projeto nacional Busca Ativa Escolar da Unicef

POR | 13/12/2021
Rio Verde adere ao projeto nacional Busca Ativa Escolar da Unicef

Foto: Jeanne Barreto/Prefeitura de Rio Verde

N

Na manhã desta segunda-feira (13/12), a cidade de Rio Verde lançou o projeto nacional “Busca Ativa Escolar”. O evento aconteceu na Escola Edsel Emrich Portilho (Dr. Checo), na Vila Santa Cruz, e contou com a presença da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Lillian Martins do Vale que deixou claro que não se quer nenhuma aluno fora da escola.

 

 

O projeto é uma estratégia desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Undime, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, que estão fora da escola ou em risco de evasão.

 

 

 

Carmen Rejane Antunes Simões, superintendente administrativo e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, que representou secretário de Educação, explicou que essa estratégia vem ao encontro com o planejamento da administração municipal em que nenhuma criança é para ficar fora da escola que graças ao Programa Municipal “Educação Para Todos” que já criou o equivalente a 15 escolas usando tecnologia modular  e mais 6 creches de alvenaria, ampliou o atendimento com 8 mil vagas.

 

 

O comitê de Rio Verde é formado pe por profissionais das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, além do apoio dos Conselhos Tutelares e Ministério Público.

 

 

Na realização das ações, cada secretaria tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.

 

 

Ainda foi explicado que agentes comunitários também sairão a campo para realizar visitas as famílias e preencher a ferramenta tecnológica, que funciona como um grande banco de dados que facilita a comunicação e armazena dados importantes sobre cada caso acompanhado sobre a situação da criança e do adolescente em que é repassada para um(a) assistente social. Essa ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo, como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para facilitar o uso dos profissionais que não têm acesso a dispositivos móveis.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: