quarta-feira, 24 de abril de 2024

Rio Verde

Rio Verde adere à campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica

POR Ana Carolina Morais | 16/06/2020
Rio Verde adere à campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica

8° Comando Regional PMGO

A

A campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, aderida pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e já disseminada nas redes sociais, foi incluída também pela Polícia Militar de Rio Verde. Para o Coronel Arantes, Comandante do 2º Comando Regional da PM local, este assunto não poderia deixar de ser pautado em território rio-verdense, principalmente pelo aumento notório de registros de casos durante este período da pandemia de Covid-19.

 

 

“Aqui em Rio Verde nos últimos 90 dias nós tivemos praticamente 3 feminicídios, crimes absurdos aqui que poderiam ter sido evitados, e com essa campanha a gente tenta chamar atenção da sociedade... mais do que o x na mão em si, é o x da questão, de trazer esse conhecimento pra sociedade, que a Lei Maria da Penha é uma lei dura, justa, e é realmente para proteger a mulher”, afirmou o Coronel Arantes em entrevista à Rádio Líder 95 FM.

 

 

O “x na mão” que o Coronel se refere diz respeito a nova forma de denúncia proporcionada pela campanha. Agora, além dos meios tradicionalmente conhecidos, as vítimas poderão se dirigir à estabelecimentos farmacêuticos e mostrarem um X vermelho na palma da mão ao atendente, que entenderá, de imediato, se tratar de uma denúncia, e acionará a polícia para encaminhar e acolher a denunciante.

 

 

 

 

“A mulher que as vezes tem dificuldade de ou ligar no 190, ou até mesmo ter contato com algumas pessoas que possam fazer essa denúncia pra ela, então ela chegando em uma farmácia, né, isso ainda está em divulgação nas nossas farmácias aqui de rio verde, mas a gente não quis perder tempo e já lançar a campanha, ela procurando uma farmácia ali ao fazer uma compra ou simular uma compra, ela fazer um x vermelho na mão e mostrando ali pro farmacêutico ou pra alguém na farmácia, essas pessoas, com certeza a gente vai orientar os atendentes e os proprietários dessa farmácia, para que anotem o nome dessa pessoa e se possível o endereço e repassem à alguma viatura da polícia militar que a gente vai coordenar uma visita à esta residência e verificar o que realmente tá acontecendo ali”, explicou.

 

 

Foi explanado, também, pelo Coronel, que qualquer pessoa pode efetuar uma denúncia de violência doméstica, não sendo necessário o contato apenas da vítima. “Hoje a Lei Maria da Penha ela é bem clara, não precisa ser exatamente a vítima. Qualquer pessoa que tenha conhecimento dessa violência doméstica, desse tipo de criminoso, pode fazer a denúncia (...) e aquele que é o autor será conduzido para a delegacia e ser tratado conforme a lei preconiza”.

 

 

Sendo assim, ao presenciar algum ato de violência doméstica, qualquer pessoa da sociedade possui o direito e dever de realizar uma denúncia formal pelo disque 190 – número que foi centralizado para tais denúncias por ser o local com o controle de todas as viaturas que estão na cidade, facilitando o deslocamento imediato dos policiais, tendo em vista a urgência requerida neste procedimento.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: