sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rio Verde

Retorno de casos de raiva humana, chamam atenção para a vacinação

POR Jornal Somos | 09/07/2022
Retorno de casos de raiva humana, chamam atenção para a vacinação
&

 

A raiva humana é uma doença viral que ataca o sistema nervoso central, normalmente é transmitida para os humanos pela saliva de animais infectados. No Brasil, cães e gatos são os principais transmissores, porém todos mamíferos podem ser acometidos com o vírus da raiva. 

 

Em 1973, foi criado o Programa Nacional de Profilaxia da Raiva (PNPR), que implantou ações, dentre elas a vacinação antirrábica canina e felina em todo território nacional. 

 

Nos últimos 30 anos, com as ações de vigilância e controle da raiva, o Brasil avançou significativamente na redução das taxas de mortalidade por raiva humana com o predomínio de casos em caráter esporádicos e acidentais.

 

Em Goiás, o último caso de raiva humana foi no ano de 2008, em São Domingos, foi transmitido por um morcego contaminado com o vírus. Já a raiva em animais, foi registrado um caso esse ano (2022), em um gato na cidade de Goiânia, a transmissão também ocorreu através de um morcego. 

 

Em Rio Verde, não há registros de casos de raiva humana e raiva animal, há mais de 20 anos, segundo levantamento feito pela médica veterinária, Poliana Martins, coordenadora da unidade de Zoonoses da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Verde. Que salientou a importância da vacinação: “ A vacinação anual de cães e gatos é indispensável pois é uma doença letal que pode ser transmitida ao ser humano.”

 

A raiva é transmitida para o humano, pela mordedura, lambedura ou arranhadura (que é menos comum por não conter saliva) do animal infectado. 

 

O período de incubação da doença pode variar, a média entre humanos é de 45 dias, podendo ser mais curto em crianças. O período de incubação, também depende da localização e profundidade do contato com a saliva do animal infectado, pois o vírus precisa chegar ao cérebro para apresentar sintomas. 

 

Os principais sintomas são:

  • Mar-estar geral 
  • Náuseas 
  • Dor de cabeça
  • Febre 
  • Dor de garganta
  • Inquietude 

A raiva é quase sempre fatal, e a melhor maneira de prevenção é a vacinação pré ou pós exposição. Quando a vacinação não é feita em tempo oportuno e a doença se instala pode ser feito o protocolo de tratamento da raiva humana, que consiste em induzir o paciente ao coma profundo e utilizar antivirais e outros medicamentos específicos. Porém mesmo submetendo ao protocolo, os pacientes raramente sobrevivem. 

 

Caso sofra agressão por parte de algum animal, a assistência médica precisa ser procurada imediatamente, para realizar a limpeza correta do local e o esquema de profilaxia da raiva humana deve ser prescrito pelo médico ou enfermeiro que avaliar o caso. 

 

Em Agosto, começará a campanha de vacinação para zona rural de Rio Verde, mas o Centro de Zoonoses, já está vacinando animais com 3 meses de idade e em bom estado de saúde. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira das 7 às 11 e das 13 às 17.

 

 

(Fontes: Tua Saúde e GOV)

 

ESSA MATÉRIA FOI PRODUZIDA VOLUNTARIAMENTE POR EDUARDA LIMA E EDITADA PELA JORNALISTA CAMILLA PAES

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: