sexta-feira, 19 de abril de 2024

Retorno das aulas presenciais do ensino municipal está marcado para terceira semana de agosto em Rio Verde

POR Ana Carolina Morais | 22/07/2021
Retorno das aulas presenciais do ensino municipal está marcado para terceira semana de agosto em Rio Verde

Foto: Casa Civil - Governo do Brasil

O

O retorno das aulas presenciais do ensino municipal de Rio Verde está marcado para ocorrer na terceira semana de agosto. A data de volta à sala de aula foi escolhida devido à um período de treinamento com os professores nas duas semanas iniciais do mês, onde será feita uma simulação de como deverá ocorrer o funcionamento da escola com os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19.

 

 

“Na primeira semana, que é a semana do feriado do dia 5 de agosto, nós vamos fazer um treinamento com os professores, vamos fazer cursos (...) Na segunda semana, nós faremos um planejamento, também interno. Esse planejamento vai incluir como a gente vai receber os alunos... aquele aluno que apresentar algum sintoma, para qual local que ele vai... fazer, na verdade, uma simulação sem o alunato. E depois, na terceira semana, a gente volta com os meninos”, informou o Secretário de Educação de Rio Verde, Miguel Ribeiro, em entrevista para a Rádio Líder 95.3 FM.

 

 

Apesar da possibilidade de volta à sala de aula, os pais ou responsáveis que não se sentirem à vontade com o encontro presencial poderão manter seus filhos no sistema de aprendizagem online, uma vez que ele continuará sendo oferecido em Rio Verde. Uma pesquisa prévia quanto ao interesse pela aula à distância ou não foi realizada pelo ensino municipal, já sendo de conhecimento quais alunos estarão em cada método de ensino. Mesmo assim, se houver desejo de troca, a mãe, pai ou responsável deverá contatar a escola da criança para manifestar sua vontade quanto à mudança.

 

 

“Nós temos hoje um mapa da rede de quem quer voltar [à aula presencial], nominal, ou seja, as escolas têm cada aluno que quer voltar já em agosto e os que querem continuar online. (...) Se você mudar de ideia do presencial para o online, não tem problema, porque no online, seu filho vai ficar na sua casa. Se você mudar de ideia do online para o presencial (...), aí sim você terá que entrar em contato com o diretor, porque o presencial requer mais cuidados (...) Mas nós temos um planejamento para sempre ir aumentando essa demanda de presencial. Nós estamos preparados para isso, para receber esses alunos sempre com segurança e com distanciamento”, explicou Miguel.

 

 

Creches

 

As creches rio-verdenses também retornarão ao funcionamento presencial em agosto, entretanto com uma mudança de horário. Anteriormente, o atendimento ocorria em período integral. Entretanto, agora, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a criança só poderá permanecer meio período na creche.

 

 

“Nós vamos atender meio período. Então, 50% das crianças pela manhã e a outra metade a tarde. Eu digo 50%, mas estou dizendo um dado aqui onde 30% será pela manhã e 30% a tarde. ‘Mas você dividiu no meio, Miguel, como é que você está recebendo 30%?’ Por que alguns pais ainda optaram em ficar com as crianças em casa, online”, esclareceu o secretário de Educação para a Líder 95.3 fm.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: