sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: G1
Motoristas em uma rodovia de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, ficaram surpresos ao ver um redemoinho de poeira com cerca de 30 metros de altura. O fenômeno foi registrado na última terça-feira (06) e obrigou carros e motos a reduzirem a velocidade enquanto o redemoinho passava.
O fenômeno é comum durante a época de estiagem, entre agosto e setembro, quando o clima está quente e seco. A região sudoeste de Goiás estava há quase 100 dias sem chuvas, o que facilita a formação de redemoinhos.
Ao portal g1, o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explicou que os redemoinhos podem alcançar velocidades entre 70 km/h e 80 km/h. Eles ocorrem quando o solo aquece em um ponto específico e ventos fracos se encontram com correntes de ar quente, criando um turbilhão de poeira.
Amorim alertou sobre os riscos, especialmente para pessoas alérgicas, devido à grande quantidade de poeira levantada. Além disso, pequenos objetos podem ser arremessados pelo vento, representando um perigo para quem está próximo. A recomendação é manter distância e esperar o redemoinho passar em um local seguro.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.