quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Imagem: Freepik
Não é raro criminosos usarem conteúdo sexual e exposição de nudez como forma de extorquir pessoas. Mas, nesse novo modelo, os golpistas estão usando imagens de crianças nuas.
Na ação, as vítimas recebem uma chamada de vídeo por meio do WhatsApp de números desconhecidos, sem nenhum contato prévio. Ao atender, imagens indesejadas são mostradas, e os criminosos fazem captura de tela assim que a câmera é ativada, para que, mais tarde, sejam usadas como forma de chantagem.
Após ter o print da suposta conversa, onde aparece o rosto de vítima com as imagens impróprias, começam as mensagens, com pedidos de dinheiro para que os registros não sejam divulgados nas redes sociais, a amigos e familiares.
Caso tenha atendido ou esteja recebendo tentativas de extorsão sexual, a vítima deve procurar a polícia para realização de boletim de ocorrência, e avisar conhecidos, familiares e cônjuges sobre a prática. É importante não realizar o pagamento, já que isso não garante nem mesmo que os pedidos por dinheiro parem.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.