terça-feira, 23 de abril de 2024

Rio Verde

Queima do alho: muita animação e comida boa!

POR Jornal Somos | 15/06/2019
Queima do alho: muita animação e comida boa!
A

Acontece nesse momento a tradicional Queima do Alho do Sindicato Rural de Rio Verde. O evento mais disputado dentro da Programação da Exposição Agropecuária de Rio Verde. E o Tatersal de Leilões do Sindicato Rural de Rio Verde já está cheio desde as 10 horas da manhã.

 

 A Queima do Alho é um Concurso Culinário feito a partir dos costumes de peões de boiadeiro que passavam dias na estrada com os animais e se reuniam para fazer as próprias refeições. O nome surgiu, pois, quando os tropeiros começavam a cozinhar os pratos típicos: feijão gordo, arroz carreteiro, paçoca de carne e a carne livre, o cheiro do alho na gordura preparado em fogões improvisados bem próximos do chão, tomava conta do lugar, dessa forma eles costumavam dizer que: "o alho já está queimando" como se fosse outro modo de dizer que a comida já estava sendo preparada.

 

O evento deste ano, que comemora 11 anos, conta com 15 comitivas. Para preparar as refeições para tanta gente, foram disponibilizados: 30 kg de açúcar, 800 kg de arroz, 250 kg feijão, 440 kg de cebola, 30 kg de alho, 1200 kg de carne serenada, 30 kg de calabresa, 60 kg de bacon, 10 kg de café, 500 kg de almondegas, 150 kg de linguiça suína, 400 kg de toucinho serenado, 20 latas de farinha de mandioca e 12 latas de banha de porco.

 

Nesta edição o concurso terá uma diferencial nas avaliações. O concurso passa a ser julgado pelas próprias comitivas e não mais por um júri, o que significa que cada comitiva saboreará a refeição do outro e a da própria comitiva, sem saber quem fez tal alimentação.

 

Além de muita comida gostosa, comitivas e bebidas, a missão de animar ficou por conta das duplas: Divino e Donizete, Marcos Paulo e Marcelo e Carreiro e Capataz.

 

Todos os ingressos foram esgotados ontem à noite, e a expectativa é de quase 5000 mil pessoas comparecerem.

 

Confere aí o que está rolando por agora:

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: