sexta-feira, 19 de abril de 2024

"Quando uma pessoa verificar um animal silvestre dentro de casa, orientamos que evite tentar captura-lo e ligue para a Corporação" explica comandante do Corpo de Bombeiros

POR Jornal Somos | 11/02/2019

Foto: Jornal Somos

O

O Tenente Coronel Hamilton à frente do Corpo de Bombeiros de Goiás em Rio Verde, explicou em entrevista ao JORNAL SOMOS as recentes operações de capturas de cobras e outros animais silvestres dentro do perímetro urbano nos últimos dias e deixa dicas importantes de como agir em casos de animais invadirem as residências.

 

 

 

Segundo o Ten. Cel Hamilton o motivo do encontro desses animais em perímetro urbano pode estar relacionado às condições climáticas.

 

 

“Essa diferença de chuva e calor fazem com que esses animais saiam de suas reservas próximas à cidade e adentram nas casas, às vezes também por conta da alimentação, eles vêm procurar alimentos. Em um dia só aconteceram três capturas de animais, no caso de cobras dentro de residências e não só cobras, mas também tamanduás que já aconteceu de nós encontrar aqui no ambiente urbano. Nós orientamos que quando a pessoa verificar um animal silvestre dentro de casa que evite tentar capturar o animal, que pode ser perigoso e normalmente pode ser peçonhento, mas que possamos atuar, a pessoa liga na corporação explica o fato que está dentro da casa ou em um cômodo, às vezes até em carro, por exemplo, já verificamos casos de cobras dentro de veículos. Ligue na corporação que nós vamos tomar as providências e dar o cuidado necessário ou providenciar e dar suporte para outros órgãos da parte ambiental que às vezes se o animal tiver ferido eles podem dar suporte e encaminhar para um local adequado”.

 

 

 

O Tem. Cel Hamilton deu dicas para a população ter o cuidado e a segurança nestes casos.

 

 

“A dica que nós dissemos e que podemos repassar é que tomar conta de seus quintais das suas residências e dos terrenos das propriedades em si, manter roçado, manter limpo para que no caso que acontecer de um animal acessar uma propriedade ou uma residência, pelo menos a pessoa tenha condições de fácil visibilidade. Aqueles lotes baldios ou aquelas residências que as vezes têm um certo cuidado, a pessoa por motivos adversos ela não cuida de forma adequada, o próprio lixo, o próprio entulho dentro de casa facilita também a proliferação de animais a proliferação de insetos e isso faz com que esses animais acessem as residências, então orientamos nesse sentido, que mantenham-se limpo e organizado e caso aconteça de um animal aparecer será fácil visualizar aí sim acionar a corporação para nós possamos dar o suporte que for necessário”.

 

 

Bombeiros Militares de Rio Verde, capturaram 200 animais silvestres durante o ano de 2018

 

 

Capturas de cobras em residências na última semana realizada pelos Bombeiros

 

 

Durante essa sexta-feira (08),  foram capturadas três cobras em áreas urbanas na cidade de Rio Verde.

 

 

Na sexta-feira (08) militares do 4º Batalhão foram acionados via telefone de emergência 193, para captura de uma cobra no quintal de uma casa no Jardins Neves, em Rio Verde. Chegando no local os Bombeiros encontraram um filhote de cobra da espécie boa constrictor também conhecida como Jibóia. Apesar de não possuir veneno, a Jibóia pode provocar acidentes com pessoas e animais domésticos, portanto a sua captura deve feita por profissionais. O Animal que estava saudável. foi solto em uma reserva ambiental próximo a cidade. 

 

 

 

Ainda na sexta-feira, uma cobra-cipó, foi capturada em uma residência na cidade de Rio Verde. O Réptil foi encontrado no quintal de uma casa, e foi capturado através de técnicas de resgate de animais silvestres. Apesar dessa espécie ser bastante veloz, sua captura foi tranquila. Mesmo não possuindo veneno nocivo ao homem essa espécie pode morder caso se tente impedir sua fuga, para tanto é importante que sejam capturadas por profissionais através de técnicas adequadas. O animal foi devolvido a natureza em uma área segura.

 

 

 

No último sábado (09), uma serpente da espécie Crotalus durissus, também conhecida como cascavel foi capturada pela equipe no Bairro Jardim Floresta. A cobra foi visualizada pela moradora através do vidro da sala de sua casa, que tomou um enorme susto, devido a mesma estar de resguardo como uma criança recém nascida em casa. As cobras dessa espécie possuem um veneno extremamente nocivo aos seres humanos com ação sobre o sistema nervoso provocando paralisia no sistema muscular, ação destrutiva sobre as células sobrecarregando o trabalho dos rins podendo provocar insuficiência renal aguda, e ação coagulante. Apesar dos riscos, os Bombeiros Militares realizaram uma captura tranquila de devolveram o animal a natureza em local seguro.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: