sexta-feira, 19 de abril de 2024

Qualificação de pequenas e médias empresas de Rio Verde é discutida com representantes do governo estadual

POR Ana Carolina Morais | 24/07/2021
Qualificação de pequenas e médias empresas de Rio Verde é discutida com representantes do governo estadual

Divulgação / Prefeitura de Rio Verde

A

A qualificação das pequenas e médias empresas de Rio Verde para que efetuem a exportação de seus produtos foi alvo de debate entre o prefeito Dr. Paulo do Vale e representantes do governo estadual, nesta sexta-feira (23).

 

 

O PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação), no território goiano, é executado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi). O núcleo operacional do programa, que é sediado em Goiânia, criou um polo de atendimento no território rio-verdense.

 

 

Existem 33 empresas de Rio Verde de pequeno e médio porte que já participam do PEIEX, exportando produtos como rações, mármore, joias, pão de queijo, açaí, linhas de cama, mesa e banho, entre outros itens. Estes fatores, junto às commodities de soja, fazem com que o município represente 20% das exportações goianas, liderando o ranking do Estado.

 

 

“Existe um grande potencial para outros produtos daqui em outras nações, mas para isso é necessário desmistificar a exportação e ensinar os empreendedores locais como fazer”, explicou o gerente de Comércio Exterior da Sedi, Marcos Dias.

 

 

Para o prefeito, apesar da consolidação das commodities de soja rio-verdense na exportação, existem ainda outros diversos itens com potencial para este mercado. Por isso, um processo de qualificação se faz necessário. “As commodities como a soja já estão consolidadas no mercado internacional, mas temos um leque muito grande de produtos feitos por empresas locais que atendem à demanda de outros países”, afirmou.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: