quarta-feira, 24 de abril de 2024

Projeto que obriga cadeiras de rodas disponíveis para usuários em comércios foi aprovado na Cãmara

POR Jornal Somos | 27/08/2018
Projeto que obriga cadeiras de rodas disponíveis para usuários em comércios foi aprovado na Cãmara

Reprodução/Câmara Municipal de Petrópolis

V

Você sabia que um projeto de Lei apresentado e  aprovado na Câmara dos Vereadores de Rio Verde prevê a obrigatoriedade dos supermercados e centros comerciais disponibilizarem cadeiras de rodas para as pessoas que precisam e estejam nesses locais?

 

O projeto foi apresentado e aprovado no dia 20 de agosto e o Poder Público tem  até 90 dias para regulamentar essa Lei. Aos locais que não se adaptarem, fica a critério também do Poder Público decidir as penalidades previstas.

 

O fornecimento deve ser totalmente de graça,  a cadeira deve estar em boa condição de uso. Os estabelecimentos com área entre 500 m² à 1000 m², deverão disponibilizar no mínimo 1 cadeira e os locais com área superior a 2500m² deverão ter no mínimo duas cadeiras de rodas. As cadeiras devem também estar em locais de fácil acesso aos usuários.

 

''O principal argumento é olhar para as pessoas que tem problema de mobilidade, não somente quem tem problema de deficiência física, porque, geralmente, quem tem deficiência já tem sua cadeira de rodas, pensando mesmo no problema de mobilidade, idosos, pessoas que tem vontade de ir e vir, fazer suas compras ou até mesmo se locomover e não consegue por falta de condição, alguém que tenha passado por acidente, alguma doença, etc.'', comentou a vereadora Andresa de Souza Martins Álvaro.

 

Em outras cidade já existe esse projeto e se for bem aceito pela população, a ideia é que vá para outros locais que sejam públicos, caso os comércios não se adaptem.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: