quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Projeto de revitalização do Cine Teatro Bagdad ganha força através das histórias da população

POR Jornal Somos | 08/08/2018
Projeto de revitalização do Cine Teatro Bagdad ganha força através das histórias da população

Redação Jornal Somos

O

O Cine Teatro Bagdad, fundado em 1956 é considerado o primeiro do Estado. O espaço, que era palco de peças, filmes e concertos passou por diversas administrações e estava abandonado.

Desde o ano, a Associação do Desenvolvimento Socioambiental de Rio Verde, Habitué, viu a oportunidade de reabrir o espaço se tornar cada vez mais real. A associação foi fundada em 2014 e, além do Cine Teatro, também pretende restaurar a cultura de diversas formas na cidade. 

 

O projeto Reviva pretende resgatar e restaurar o imóvel como parte da história de Rio Verde, e, para isso, precisa contar com a ajuda de toda a comunidade. Ao longo de toda a semana, os últimos ajustes estão sendo feitos no local para a reinauguração.

A reportagem do Jornal Somos esteve no local e conversou com os responsáveis por tirar do papel o desejo de muitas pessoas. Segundo Paulo Ricardo Martins, produtor cultural e presidente da associação, o intuito é transformar o lugar, através da colaboração de empresários e da população, em um centro cultural histórico.

 “As ações são coordenadas de acordo com o planejamento. Entre dois e três meses serão eventos mensais, porque esse tempo entre um mês e outro é que nós faremos a adequação do espaço para viabilizar as ações.  O projeto é o espaço ficar aberto todos os dias, da manhã até a noite para artistas, professores, empresários. Nós temos a intenção de ocupar o espaço com quem tem interesse em utilizar. Temos planos para que aconteçam oficinas, palestras, aulas, além da montagem de coletivos, auxiliar os artistas, sediar futuros encontros de cineclubismos montar, encontros musicais e literários, tudo isso nós já temos articulado. Abrir o espaço para cultura e educação artística, além do resgate histórico. Estamos tentando juntar todas as arestas para fechar dentro de um contexto histórico cultural. “

 

Para Leandro Sacs, radialista e produtor cultural, a proposta é utilizar o centro e a história da cidade de forma cultural.

“A ideia é transformar em um centro histórico cultural da cidade, através da revitalização com uma série de parceiros. Nós temos um núcleo de trabalho que tem feito um trabalho incrível. A proposta é fazermos juntos um espaço coletivo para a população, a cidade precisa desse espaço. A proposta é de que as pessoas voltem a freqüentar a preços populares ou de forma gratuita um cine teatro, não só um cinema e o que vai ser feito aqui vai depender da resposta que os empresários da cidade e a população dará. Esse projeto vai de encontro com o que a prefeitura tem proposto de revitalização do centro. E não só a prefeitura de rio verde, mas de grandes cidades, para que os centros não se tornem um lugar de marginalidade, e sim, de criatividade.  Nós entramos em um acordo com o proprietário do imóvel, Gilberto Duarte de Castro, que abraçou a nossa idéia e isso também é bom, porque nos ajuda a resgatar a memória da família dele, que trouxe um cine teatro para uma cidade que não tinha nem asfalto.”

 

Nesse fim de semana, dias 10 e 11, acontecerá o lançamento do projeto e reinauguração do espaço. O evento será gratuito e contará com diversas apresentações de música, teatro, como o cantor Marcelo Regente, que fará uma apresentação voz e violão e o coral da Universidade de Rio Verde, entre outros artistas.

 

No dia 10, sexta feira, o evento começa às 20h e no sábado, 11, às 17h. O Cine Teatro Bagdad fica na Rua Rui Barbosa, no centro da cidade.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: