quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A Câmara Municipal de Rio Verde aprovou na segunda-feira (16/12/2019), o Projeto de Lei que autoriza o Município a desapropriar 305 (trezentos e cinco) hectares de imóveis rurais, destinados a implantação da Plataforma Multimodal, no Município.
Durante a discussão da proposta, os vereadores apresentaram emendas ao Projeto de Lei, para determinar que as áreas desapropriadas sejam destinadas exclusivamente para a implantação da plataforma multimodal da Ferrovia Norte-Sul.
Após a alteração, o Projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e agora depende da sanção do prefeito Paulo Faria do Vale. A assinatura do contrato com a empresa Rumo, responsável pela plataforma que será instalada em Rio Verde, está prevista para o dia 19 de dezembro, com a presença do presidente da República Jair Bolsonaro e do governador de Goiás Ronaldo Caiado.
A Rumo é considerada uma das maiores operadoras de ferrovias do País. A Companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por mais de mil locomotivas e 28 mil vagões.
De acordo com o prefeito de Rio Verde Paulo Faria do Vale, o investimento na construção da Plataforma deverá ser de R$400 milhões de reais. A previsão é que a Plataforma inicie as operações em 2021, gerando cerca de 1.800 empregos direitos.
A unidade da Rumo em Rio Verde, terá capacidade movimentar cerca de 11 milhões de toneladas por ano, o que corresponde a 1.200 caminhões por dia. Ainda deverá ser instalado em Rio Verde, um complexo de combustíveis.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.