quarta-feira, 24 de abril de 2024

Rio Verde

Programa Mulher Mais Segura inaugura nova sala de atendimentos

POR Jornal Somos | 18/03/2019
Programa Mulher Mais Segura inaugura nova sala de atendimentos
N

Nessa segunda, 18, no auditório da 8.ª delegacia aconteceu a solenidade de abertura da segunda edição do Programa Mulher Mais Segura. A solenidade contou com a presença de autoridades, representantes da UNIRV e também da população.

A mesa foi composta pelo delegado responsável Danilo Fabiano, representando a câmara dos vereadores estava presente o vereador Marlon Marques; a delegada Jaqueline Camargo; o reitor da Unirv Sebastião Lázaro Pereira, a professora Sheila França, a representante do comando militar Sargento Eliana Regina e a representante da comissão da mulher da OAB, Patrícia Lopes.

 

Na cerimônia, foi inaugurada a sala da UNIRV nas dependências da DEAM. O programa busca incentivar a sociedade, profissionais de beleza, de saúde, da educação, dentre outros, a se inteirar do assunto sobre a violência contra a mulher.

 

A delegada Jaqueline Camargo comentou sobre a necessidade das parcerias.

“Uma das coisas que mais atrapalhava era quando uma vítima precisava ainda se dirigir ao Fórum. Essa foi outra motivação para a criação da nova sala, o Núcleo de Prática Jurídica da UniRV. O programa mulher mais segura, tem esse foco, de resolver a situação além de acolher a mulher. Iniciamos as parcerias com empresas de Rio Verde, para oferecer emprego a essas vítimas, pois muitas são dependentes financeiramente do agressor. Também falamos com o Sindicato Rural, para treinar e capacitar essas mulheres para o mercado de trabalho. Esse ano estendemos para o Senac essa parceria. Nosso objetivo é mostrar a mulher que existe uma vida sem violência, e que passar pelo que ela está passando não é certo. Infelizmente, muitas mulheres que chegam aqui acham que a violência é uma sina. Com essas parcerias, no ano passado 3 mulheres foram empregadas, e esse ano já encaminhamos 10 mulheres para o mercado de trabalho. Com certeza ao longo do ano, esse número vai aumentar”.

 

A sala funcionará com práticas de alunos da faculdade. Alunos capacitados irão agir na função de advogados, além da presença de professores. O núcleo terá uma assistente social, pois o alvo são pessoas de baixa renda, para ajudá-las, muitos alunos se voluntariaram para esse programa. O núcleo funcionará como extensão do Núcleo de Práticas Jurídicas que existe no fórum. Na oportunidade, foi comentada a Lei Maria da Penha.

 

A Sgt. Eliana falou sobre a violência e a Lei Maria da Penha.

“A violência acontece sempre dentro de casa, infelizmente as testemunhas geralmente são os filhos. Essa lei da violência doméstica é muito nova, tem apenas 12 anos, o que não é tempo suficiente para mudar toda uma cultura. Mas eu acredito que um dia vamos conseguir. Nunca tive tanto apoio em uma DEAM como tenho da Dra Jaqueline. Toda a equipe da DEAM é muito receptiva. A cultura da violência doméstica é muito antiga, mas a lei é severa e vem pra mudar. Também tem a cultura do “ninguém mete a colher”, temos que acabar com isso. Viu violência de qualquer tipo acontecer? Denuncie, porque assim você pode salvar vidas. A maioria dos agressores são pessoas “normais”, com vidas sociais. Ligue 180, também temos um telefone celular.

 

Na oportunidade, foram apresentadas também as redações dos alunos do colégio Maria Ribeiro Carneiro sobre violência contra a mulher, após uma palestra realizada pela Dra. Jaqueline Camargo. A diretora Maria Izabel Bezerra contou que houve muitas dúvidas e participações e total absorção dos alunos. As melhores idéias foram premiadas no evento. 

 

Durante toda a semana ocorrerão diversas ações da Programa Mulher Mais Segura.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: