quinta-feira, 25 de abril de 2024

Programa Mestres no Campo é lançado e levará conhecimento às escolas rurais de Rio Verde

POR | 25/10/2021
Programa Mestres no Campo é lançado e levará conhecimento às escolas rurais de Rio Verde

Imagem: Divulgação/Câmara Municipal de Rio Verde

N

Na última sexta-feira (22/10), foi lançado o Programa de Extensão Universitária “Mestres no Campo” pela Universidade de Rio Verde (UniRV) com a presença de autoridades municipais e educacionais. O programa visa desenvolver atividades práticas de extensão rural com os alunos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, nas Escolas Rurais Municipais de Rio Verde.

 

 

Estiveram presentes no Participaram do lançamento, o Vice-Reitor, professor Dr. Aricio Vieira, representando o Reitor; professor Me. Alberto Barella Netto; o secretário Municipal de Educação, Miguel Ribeiro; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Lucivaldo Medeiros; os Pro-reitores: Dr. Claudemir Bertuolo Furnielis (Pós-Graduação); Me. Giancarllo Ribeiro Vasconcelos (Graduação); Ma. Vanessa Renata Molinero de Paula (Extensão e Cultura); Dr. Elton Brás Camargo Júnior (Assuntos Estudantis), o os diretores: Dr. Paulo Fernandes Boldrin (Agronomia) e Dr. Tales Dias do Prado (Medicina Veterinária), além do coordenador do Programa, Dr. Tiago Luís Eilers Treichel; gestores e professores da Rede Municipal de Ensino Rural e os professores Dr. Charles Barbosa Santos e Ma. Francielly Paludo, responsáveis pela execução.

 

 

Abrindo a programação, o professor Tiago Luís falou sobre a importância e de como surgiu a ideia de criar o programa. O trabalho será conduzido inicialmente na Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Cabeceira Alta, pelos alunos das Faculdades de Agronomia e Medicina Veterinária, matriculados na disciplina de Sociologia e Extensão Rural, também participarão os alunos, professores, colaboradores e comunidade rural envolvidos com a unidade escolar, e será voltado a educação e preservação ambiental. No final de cada semestre serão realizados cursos e oficinas para os pais dos alunos e comunidade interessada sobre os temas: Produção de compostagem para reaproveitamento de sobras de alimento e produção de fertilizante para uso na horta; Produção de hortaliças orgânicas; Horta vertical; Banco de sementes e produção de mudas nativas do cerrado; Criação de abelhas e Processamento de produtos de origem vegetal e animal e os resultados serão apresentados como resumo expandido em congresso e enviados para a publicação em revistas cientificas e em periódicos de extensão.

 

 

Em seguida, foi a vez do Vice-Reitor, Arício Vieira, reforçar o compromisso da Universidade de contribuir com a comunidade.

 

“Nossos projetos de extensão são pensados sempre na melhoria da qualidade de vida de toda população, e esse Programa é mais um exemplo de projeto que irá beneficiar e gerar grandes frutos para toda comunidade local”.

 

 

Falaram ainda o Secretário Municipal de Educação, Miguel Ribeiro, o qual destacou que levar o conhecimento para o lugar onde ele é mais necessário também é papel da Universidade. Discurso que foi completado pelo presidente Lucivaldo Medeiros que parabenizou e desejou sucesso à UniRV neste novo programa.

 

“São iniciativas como essas que estamos vendo aqui hoje que transformam a vida de uma população, de uma cidade. Quando a UniRV cria um programa onde vai levar os seus professores e acadêmicos para desenvolver atividades práticas no meio rural, além de capacitar seus futuros profissionais do agro, está preparando também os alunos das escolas rurais para assumirem seus papéis como protagonistas neste mercado. Parabéns aos professores da Universidade e a todos os gestores e professores da Rede Municipal de Ensino Rural. É isso que faz de Rio Verde uma cidade cada vez mais desenvolvida e mais forte no cenário nacional”.

 

 

Ao final, o professor Dr. Charles Barbosa Santos apresentou as principais ações que serão desenvolvidas durante a realização do Programa, dentre elas, a promoção da produção de hortaliças no sistema agroecológico; a criação de abelhas e produção de mel com a finalidade de explicitar práticas de manejo com os animais; a estimulação a socialização na forma de trabalho em equipe, vivência ambiental e consciência cidadã, além do desenvolvimento de atividades relacionadas a produção de alimentos de origem vegetal e animal respeitando o Meio Ambiente, da promoção de conhecimentos para os alunos e comunidade geral através dos cursos e a implantação de sistemas de produção de culturas anuas.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: