quarta-feira, 08 de janeiro de 2025
Imagem: freepik
Foi divulgada na tarde desta terça-feira (07), a pesquisa de preços de materiais escolares realizada pelo Procon entre os dias 02 e 06 de janeiro de 2025.
Para a pesquisa foram visitados dez estabelecimentos comerciais com o objetivo de analisar as variações nos preços dos materiais escolares frequentemente solicitados pelas escolas no início do ano letivo. A pesquisa visa fornecer informações úteis para que os consumidores possam realizar escolhas mais econômicas na hora de adquirir os itens essenciais para a volta às aulas.
O valor dos materiais levantados são aqueles que fazem parte de uma lista padrão como cadernos, lápis, borrachas, papel ofício, entre outros.
Entre os itens analisados, a pesquisa revelou diferenças significativas nos preços de diversos produtos:
A pesquisa evidenciou que produtos mais comuns, como o papel ofício, tendem a ter uma diferença de preços mais moderada, enquanto produtos específicos, como as borrachas, podem sofrer variações extremas. "Isso ocorre devido a fatores como a marca, modelo e a qualidade dos materiais, que influenciam diretamente o valor de venda”, explicou o Procon.
A grande diferença de preços encontrada em itens como a borracha reflete a necessidade de uma pesquisa detalhada. Os consumidores que comprarem todos os itens essenciais da lista de materiais escolares devem, em média, gastar cerca de R$ 908,00. “Este valor é uma média dos preços coletados, mas vale destacar que os valores podem variar consideravelmente de um estabelecimento para outro”, destacou o órgão.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Mulher de 50 anos sofreu TCE e fraturas. Estava inconsciente e sem resposta no momento do resgate.