sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rio Verde

PROCON realiza pesquisa de preços e faz orientações quanto a Black Friday

POR Jornal Somos | 19/11/2019
PROCON realiza pesquisa de preços e faz orientações quanto a Black Friday

Arquivo PROCON

A

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgou nesta terça-feira (19), uma pesquisa que aponta uma expectativa de crescimento de 10,5% nas vendas da Black Friday deste ano comparada às vendas do mesmo período em 2018, resultando em uma movimentação de aproximadamente R$ 3,67 bilhões.

 

A Black Friday deste ano está marcada para o próximo dia 29 e a data já é considerada a quinta mais importante do comércio varejista brasileiro, ficando atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais, respectivamente.

 

Por conta disto, o PROCON de Rio Verde realizou uma pesquisa de preços em seis lojas físicas da cidade para verificar a oscilação e permitir aos consumidores uma comparação de preços e também para identificar uma possível prática de publicidade enganosa no dia da promoção, como a chamada "metade do dobro", quando algumas empresas aumentam os preços dos produtos dias antes e na data da Black Friday abaixam para o valor original, fazendo parecer uma promoção.

 

O órgão de fiscalização ainda faz algumas orientações aos consumidores que pretendem comprar no evento, como realizar uma pesquisa de preços antes e não comprar por impulso. Há ainda uma grande preocupação do PROCON em relação às compras pela internet, onde ocorrem os maiores problemas, por isso é recomendado ler a política de privacidade da empresa; verificar a legalidade da empresa para prestar o serviço; conferir o valor de frete; ficar atento a data de entrega; conferir o produto logo quando receber e principalmente salvar todos os dados que comprovem a compra, como vendedor, data, horário, site, etc.

 

Caso algum consumidor identifique qualquer irregularidade, deve acionar o PROCON pelo telefone (64) 3602-8600 no período das 08h às 17h ou presencialmente na sede do órgão na Rua Costa Gomes, N° 829, Centro.

 

Confira as planilhas de preços das loja físicas verificadas pelo PROCON de Rio Verde:

Lojas Americanas

Casas Bahia

Ricardo Eletro

Novo Mundo

Magazine Luiza

Eletrosom

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: