sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução/Rádio Líder
O primeiro debate político com os candidatos a prefeito por Rio Verde–GO, realizado pela Rádio Líder 95 FM, na manhã desta sexta-feira (23), proporcionou ao eleitor a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os nomes que embarcam nessa disputa.
Cinco candidatos concorrem à prefeitura: Daniel Cunha da Câmara (Partido Novo), Dr. Osvaldo Fonseca (Republicanos), Karlos Cabral (PSB), Lissauer Vieira (PL) e Wellington Carrijo (MDB). Carrijo não compareceu ao debate, justificando sua ausência devido a uma viagem à capital goiana
Desde no início, foi evidente que os candidatos estavam focados em desqualificar seus oponentes. Ficando nítido que a cada momento de apresentação de propostas havia comparações que resultavam em críticas ou ataques aos adversários.
Dr. Osvaldo mostrou-se ansioso, com um discurso acelerado, e por diversas vezes não aproveitou todo o tempo que ele tinha disponível. A fala do candidato do Republicanos, foi incisiva a todo momento e apesar de ter apresentado alguns pontos, fez dobradinha com o Daniel Cunha da Câmara (Novo) para bater em Lissauer Vieira (PL), demonstrando uma clara estratégia de tentar retirar votos do candidato do PL.
Daniel Cunha foi o primeiro franco-atirador do debate, evidenciando a todo momento que há uma contrariedade por não ter ficado no PL. Com isso, tentou descontar por muitas vezes em Lissauer, mirando nele e trazendo muito um formato bolsonarista para a campanha de insultar e atacar. Mas, sem apresentar caminhos para o que, na prática, diz. Daniel falou muito sobre a máquina pública e sobre concursos para a atuar nela, porém não abordou questões específicas da cidade ou apresentou suas principais propostas.
Lissauer Vieira, ao lado de Karlos Cabral, foram os mais serenos, com falas mais firmes e propositivas. Lissauer, apesar de ter sido o alvo de todos os adversários, tentou inicialmente manter o debate em um tom propositivo, no entanto, ao final, também partiu para a sua defesa, atacando os concorrentes. No seu discurso, destacou sua experiência política como diferencial e fez críticas pontuais ao atual prefeito, e terminou basicamente se defendendo.
Karlos Cabral, por ser o único candidato de esquerda, navegou com mais conforto. Karlos, demonstrou firmeza na hora de citar e apresentou propostas, fez críticas aos adversários e, quando criticado, teve solidez para se defender. Por estar em uma raia ideológica sozinha, conseguiu debater bem, apresentando de forma coesa suas propostas, no entanto, a raia da esquerda não possui capilaridade ou possibilidade de levá-lo a vitória, se quiser ganhar terá que expandir para eleitores de direita.
De modo geral, o debate foi positivo, embora a ausência do candidato Wellington Carrijo tenha sido sentida, sua presença teria completado o confronto, que, apesar de pouco explorado pelos adversários, teve um bom resultado. O debate da Líder 95 FM trouxe o pioneirismo e aflorou o clima político em Rio Verde.
Para assistir o debate completo, clique aqui.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.