sexta-feira, 26 de setembro de 2025
Foto: arquivo/ Jornal Somos
A primavera teve início oficialmente nesta segunda-feira (22) trazendo, além do colorido característico da estação, as primeiras chuvas mais intensas após meses de seca em Goiás. Em Rio Verde, a previsão é de pancadas de chuva ao longo da semana, acompanhadas de ventos fortes e possibilidade de granizo.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município está entre as 71 cidades goianas que receberam alerta de perigo potencial para tempestades, válido até terça-feira (23). O aviso prevê ventos de até 60 km/h e chuva intensa que pode chegar a 50 mm por dia.
Segundo André Amorim, gerente do Centro de Informações Hidrológicas, Meteorológicas e Geológicas de Goiás (Cimehgo), a instabilidade é provocada por uma frente fria que avança do Sudeste para o estado. Esse sistema cria condições favoráveis para a formação de tempestades, acompanhadas de rajadas de vento, raios e até granizo.
Além da chuva, os moradores de Rio Verde também devem sentir uma leve queda nas temperaturas. “Com a presença de nuvens e a influência da frente fria, as temperaturas ficarão menores em relação às registradas nos últimos dias”, explicou Amorim.
A previsão aponta que, na quarta e quinta-feira, a tendência é de chuvas mais fracas e isoladas, com declínio maior nas temperaturas principalmente no sul de Goiás. Já a partir de sexta-feira (26), deve predominar tempo firme em grande parte do estado.
Mesmo com a chegada das chuvas, a umidade relativa do ar em Rio Verde ainda deve variar entre 30% e 85%, podendo ficar abaixo do índice ideal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 60%.
*Com informações G1
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.