sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Como o município de Rio Verde não tem um lugar adequado para abrigar os detentos que cumprem pena no regime semi-aberto (presos que são liberados para trabalhar durante o dia e retornam ao presídio à noite para dormir), eles passarão a cumprir pena domiciliar durante o período de pandemia do novo Coronavírus.
De acordo com o juiz de execuções penais de Rio Verde, Eduardo Alvares de Oliveira, esta medida foi tomada para evitar a proliferação da doença, tendo em vista que o local onde estes presos ficam, é um galpão improvisado. "Ficam todos alojados em um galpão improvisado, sem qualquer divisória ou isolamento.”, explica o juiz.
O fator que pesou para esta decisão, é contato direto que estes presos têm com a população comum, levando as autoridades do judiciário, do Ministério Público, das polícias Civil e Militar, do sistema prisional e de saúde do município a decidirem pelo cumprimento da pena em casa neste período, passando assim, a trabalhar durante o dia e dormir em suas casa à noite.
“Hoje temos 116 presos nessa situação. Se um se contaminar e for dormir junto com os outros é bem provável que todos eles se contaminem. Isso pode fazer com que o número de infectados se multiplique por três, quatro ou até cinco vezes. E nós já temos presos com sintomas de gripe”, afirmou Eduardo.
Por fim, o juiz explicou que está é uma decisão em caráter emergencial e temporária e que quando a situação da doença estiver sob controle, os presos do semi-aberto voltarão ao sistema que era aplicado até então.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.