terça-feira, 23 de abril de 2024

Rio Verde

Prefeitura inaugura uma creche no Nilson Veloso I e outra no Moreira Ataídes

POR | 10/08/2020
Prefeitura inaugura uma creche no Nilson Veloso I e outra no Moreira Ataídes

James Mateus / Jornal Somos

D

Dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) foram inaugurados hoje à tarde, segunda-feira (10), pela Secretaria Municipal de Educação da prefeitura de Rio Verde. O CMEI Lázaro Naves de Carvalho no bairro Nilson Veloso I e o CMEI Elizabeth Emrich Campos no bairro Moreira Ataídes.

 

Estruturalmente, as creches são idênticas, seguindo as mais recentes determinações do Fundo Nacional de Educação (FNE) e ambas atenderão turmas do infantil I, II, III, IV e V. Apesar de inaugurado hoje, as aulas no CMEI Lázaro Naves de Carvalho foram iniciadas ainda em janeiro, como explica em entrevista ao Jornal Somos, a diretora Nizmar Falcão.

 

"Nós estamos aqui desde janeiro, nesta estrutura. Atendemos 10 turmas de zero a cinco anos. Infantil I que são as crianças de berçário, Infantil II, de dois anos, Infantil III, de três anos e IV e V, que são as crianças da pré-escola, que já estão em processo de alfabetização e vão pro primeiro ano, que é a escola do fundamental", explicou.

 

A capacidade do CMEI é para 380 alunos, mas atualmente, apenas 280 estão matriculados recebendo as aulas, que neste momento são online. Segundo Lizmar, outras três turmas ainda serão iniciadas, assim que as aulas presenciais forem retomadas, abrindo mais 100 vagas na instituição.

 

 

Com a situação um pouco diferente, o CMEI Elizabeth Emrich Campos já existia em Rio Verde, em um prédio na Vila Serpró, mas a estrutura era bem antiga e pequena, inclusive as paredes eram de placa de concreto. Assim, uma nova sede foi construída no bairro Moreira Ataídes para atender essas crianças e algumas outras, tendo em vista que a nova capacidade é bem maior.

 

"As crianças vão ser transferidas assim que tudo voltar ao normal. A creche Elizabeth atualmente atende na faixa de 130, 140 crianças e agora com essa nova instalação, ofertará 380 vagas para as crianças", explica ao Jornal Somos, Angélica Campos, Coordenadora da Educação Infantil.

 

A princípio, apenas as crianças já matriculadas na instituição que vão receber as aulas. As novas vagas serão ofertadas, também, quando as aulas presenciais forem retomadas no município. Segundo o Secretário Municipal de Educação, Miguel Ribeiro, foram investidos mais de R$ 2 milhões em cada uma das creches.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: