sexta-feira, 19 de abril de 2024

Rio Verde

Prefeitura exige testagem em empresas com mais de 100 funcionários

POR | 17/06/2020
Prefeitura exige testagem em empresas com mais de 100 funcionários

Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

A

Através de nota técnica publicada ontem, terça feira (16/06), a prefeitura de Rio Verde determinou, através do Comitê de Operações de Emergência em Saúde de Rio Verde (COES-RV), a obrigatoriedade a uma parte dos estabelecimentos comerciais, industriais, de prestação de serviços, órgãos e instituições públicas de realizarem testes de diagnóstico para Covid-19.

 

A nota técnica leva em consideração o Decreto nº 1.153/2020, com alterações posteriores e informa que a obrigatoriedade fica para as empresas que não suspenderam suas atividades e exige que os testes de diagnóstico, sejam homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, para o SARS-CoV-2 (Covid-19). E ainda que deva ser feito a testagem com os trabalhadores da iniciativa privada e nos servidores/empregados do serviço público que estejam no exercício de suas funções e atividades nos seus respectivos locais de trabalho, ficando de fora aqueles que estejam desempenhando funções nas suas residências ou no sistema de teletrabalho.

 

Considera como critério para esta recomendação ainda estabelecimentos que tenham a partir de 100 (cem) trabalhadores, que realizem o teste em todos os trabalhadores. No caso das empresas que tenham abaixo de 100 (cem) trabalhadores, é recomendável a realização do teste em todos os trabalhadores mas ficando a cargo da entidade esta decisão. E qualquer que seja o número de funcionário, vale a Nota Técnica se o estabelecimento está na prestação de serviços na área de saúde, realizando assim o teste em todos os trabalhadores.

 

Leia nota completa: NOTA TÉCNICA - TESTAGEM NAS EMPRESAS - 16/06/2020

 

Além disto é dado duas sugestões:

  • Estabelecer / definir prazo para o cumprimento da medida.
  • Criar um formulário ou canal no portal da prefeitura para facilitar a transmissão das informações acerca dos trabalhadores: resultados de exames, estado de saúde dos trabalhadores, etc. 

 

Ao final, os estabelecimentos comerciais, industriais, de prestação de serviços, órgãos e instituições públicas, após a realização do teste diagnóstico, deverão enviar arquivo digital com resultado do teste de cada trabalhador da iniciativa privada ou servidor/empregado do serviço público, através do e-mail coescovid19@gmail.com

 

Segundo informações passadas pelo Coes, as empresas que tiverem interesse em fazer parceria com a secretaria de saúde deve entrar em contato pelo telefone 3602-8123 ou 8120 ou ainda pelo celular 9 8115-0146. Podendo ainda ser pelo email coescovid19@gmail.com.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: