sexta-feira, 26 de abril de 2024

Prefeito esclarece investimentos e detalha como Rio Verde vem combatendo o coronavírus

POR | 06/05/2020
Prefeito esclarece investimentos e detalha como Rio Verde vem combatendo o coronavírus

Reprodução / Vídeo

A

Através de uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o prefeito de Rio Verde, Dr. Paulo do Vale, junto do Dr. Wellington Carrijo, Coordenador do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), apresentaram nesta manhã, quarta-feira (06), as medidas tomadas pelo município no enfrentamento à pandemia de novo coronavírus (Covid-19) na cidade.

 

De acordo com o Dr. Wellington, em fevereiro foi criado o COES, que passou a monitorar as informações de saúde em comando único, e ainda foi criado o plano de contigenciamento da Covid-19. Os servidores da saúde, em todos os âmbitos, passaram por treinamentos específicos de combate ao coronavírus, e foram equipados com Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras, aventais e álcool. Foi criado um Call Center 24 horas para sanar dúvidas da população e monitorar casos suspeitos e confirmados da doença.

 

Ainda segundo o Coordenador do COES, o planejamento destas medidas foi baseado nos cenários acompanhados na Alemanha e na Espanha, sendo um país que obteve sucesso no combate ao vírus e outro que fracassou. Desta forma, entenderam que para Rio Verde alcançar o sucesso da Alemanha, é necessário ter durante a pandemia, 66 leitos hospitalares, sendo 28 de UTI, mas em um cenário de fracasso, como na Espanha, são necessários 160 leitos, sendo 53 de UTI, para conseguir enfrentar a doença.

 

Através dos dados deste estudo, as instalações do Hospital Municipal Universitário foram ampliadas, sendo construídos 27 novos leitos de UTI, totalizando 36, além de outros 46 leitos de enfermarias, todos exclusivos para pacientes com coronavírus. E para atingir o número estimado como necessário em cenário igual ao da Espanha, foi construído o Hospital de Campanha (Hcamp) que conta com mais 100 leitos de baixa complexidade. O horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) foi estendido das 07h às 21h, tendo em vista que estes locais são considerados portas de entrada de pacientes assintomáticos e novos servidores foram contratados para a saúde. Segundo o prefeito, os investimentos realizados atingem R$ 7.400.000,00, de recursos federais, municipais e doações da justiça.

 

Ainda foram determinados pela prefeitura, o isolamento social, uso obrigatório de máscaras de proteção, fechamento de parte do comércio local e suspensão de aulas presenciais, todas estas, ações para evitar aglomeração de pessoas e diminuir o avanço da doença no município. Por fim, o prefeito ressaltou que é necessário que a populção respeite todas as recomendações para que o plano de contigência obtenha sucesso, reforçando ainda, que em qualquer suspeita de contração do vírus, adultos procurem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e que crinaças sejam levadas ao Hospital Municipal Universitário, podendo em ambas as situações, solicitar transporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: