sexta-feira, 19 de abril de 2024

Prefeito de Rio Verde anuncia Central de Regulação para luta à violência contra a mulher

POR | 25/11/2021
Prefeito de Rio Verde anuncia Central de Regulação para luta à violência contra a mulher

Imagem: Divulgação/Assessoria

O

O prefeito Paulo do Vale juntamente com a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Lilian Martins, assinou ontem, quarta-feira (24/11) a adesão de Rio Verde ao Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher. O evento aconteceu no Centro de Treinamento Maria Madalena, no Setor Pauzanes e contou com a presença de várias autoridades e representantes da sociedade civil na união pela Mulher. Entre eles e que fizeram questão de assinar o documento estavam o presidente da Câmara, Lucivaldo Medeiros, deputado estadual Chico KGL, Dr Rodrigo de Melo Brustolin (Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher), Jaqueline Camargo (Delegada da Delegacia da Mulher de Rio Verde), Secretário Municipal da Educação, Miguel Rodrigues, vereadores Flávia Furtado, Nayara Barcelos, Serginho Gomes e Marussa Boldrin, Comandante dos Bombeiros, Tenente Coronel Amilton de Souza, Secretária Executiva do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), Dra. Renata Ferrari, entre outros.

 

 

Em sua fala, o prefeito lembrou da importância das políticas públicas e ações em defesa da mulher, as quais ainda pretende incrementar mais.

 

“A mulher precisa ser respeitada e receber toda consideração e valor que ela merece. Por isso, vamos estar à frente das ações e integrar todas nossas forças de segurança para incrementar este pacto”.

 

 

Assim, durante a cerimônia, Paulo do Vale anunciou a criação de um Gabinete de Gestão Integrada, que reunirá todas as entidades, e uma Central de Regulação, que vai direcionar as mulheres vítimas de violência para o atendimento mais adequado.

 

 

A primeira-dama ainda explicou que a ação de ontem tem como função inibir e coibir que as mulheres sofram algum tipo de violência. Ela ainda agradeceu aos presentes e aos trabalhadores desta rede de apoio que Rio Verde já tinha e agora só passa a sem ampliada.

 

 

Sobre isto, Roseli Maria, gerente estadual de Políticas Públicas para Mulheres, elogiou o trabalho que já estava sendo realizado pela rede de apoio de Rio Verde, representada pelas equipes do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).

 

 

Coordenadora do CREAS de Rio Verde, Helijuce Furtado, lembrou que qualquer pessoal pode fazer uma denúncia e procurar apoio nesta rede que já existe no município, através dos números Disque 100 ou no telefone do Centro (64) 3620-2044. Ela ainda complementou que todos os meses, as entidades divulgam no dia 25 de cada mês, o “X vermelho”, que representa a Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência, em que as mulheres podem utilizar como forma de pedir ajuda por estarem sofrendo algum tipo de violência.

 

 

O PACTO

 

O Pacto Goiano Pelo Fim da Violência Contra a Mulher foi instituído pelo Decreto n° 9.252, de 25 de junho de 2018 e alterado pelo Decreto n° 9.490, de 08 de agosto de 2019. Suas ações fazem parte do Plano de Governo do governador Ronaldo Caiado e têm como objetivo mobilizar todos os órgãos da gestão, sociedade civil, organizações religiosas e entidades para combater a violência doméstica.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: