sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rio Verde

Precisamos falar sobre o CREAS!

POR Jornal Somos | 15/06/2018

Entenda a importância desse órgão

O

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, ou CREAS, é um órgão público ligado ao SUAS (SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL), responsável por oferecer orientação e apoio especializados a indivíduos e famílias que tiveram seus direitos violados. As pessoas buscam o órgão através de encaminhamento de diversos órgãos públicos.

O CREAS tem como um dos objetivos proteger todos os cidadãos que tiveram algum direito violado, ou tem vulnerabilidade social e/ou pessoal, além de atender aqueles que possuem vínculos familiares estremecidos e tentar restabelecê-los. É um trabalho multidisciplinar, um acompanhamento psicossocial realizado por uma equipe de profissionais, contando com psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, realizando uma série de práticas que visa a orientação dos indivíduos.

 O órgão realiza palestras, panfletagens, ações pontuais de orientação e informação em relação a temas sociais, ligados aos direitos humanos, um exemplo a ser citado é o da campanha de Maio, chamada de Maio Laranja, voltada para o combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na semana passada também,  em razão do dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil,  foram realizadas ações em escolas públicas.

O jovem estudante de psicologia da UniRV,  orientador do CREAS, afirma que poder trabalhar no local é uma experiência maravilhosa:

 

“Ser estudante e estar lá no CREAS é sair do conforto e da segurança da faculdade. Trabalhar lá é trabalhar com quem teve seus direitos violados, e isso requer muita responsabilidade. Requer então responsabilidade, compromisso, ética, e uma série de pré-requisitos, uma vez que você trabalha com informações sigilosas, processos legais. É uma oportunidade excelente para observar e realizar práticas, ampliando seu conhecimento teórico. Além de tudo, é de grande importância para o crescimento pessoal de quem está trabalhando ali. Nós olhamos para pessoas que ninguém olha.”

 

Para maiores informações sobre o serviço de assistência, clique aqui.

 

 

 

COMPARTILHE: