quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rio Verde

População sofre com sujeira e fumaça em Rio Verde

POR Jornal Somos | 16/08/2019
População sofre com sujeira e fumaça em Rio Verde

Jornal Somos

A

A população de Rio Verde e região não estava preparada para a cortina de fumaça e sujeira de fuligem que tomou conta da cidade ontem ao final do dia. As reclamações e postagens nas redes sociais mostravam a insatisfação de todos, assim como outras que brincaram com o sol avermelhado que poderia “trazer o fim do mundo”.

Mas a verdade é que muitos chegaram em casas após suas atividades e tiveram o susto. A dona da cachorrinha Shih Tzu de pelagem branca tinha enviado a cadelinha para o banho na quinta e não gostou do que viu. “Cheguei em casa e ela estava totalmente suja, havia deitado no chão e seu pêlo ficou muito sujo”, contou a gerente comercial.

A estudante de engenharia de alimentos, Railane Santana também precisou lavar as roupas novamente. “Sujou tudo que estava estendido no varal. Com a janela aberta, sujou tudo de preto. Terei que lavar tudo de novo e logo no momento em que pedem para economizarmos”, desabafou.

A assessoria de comunicação do 4º Batalhão dos Bombeiros Militar informou que somente ontem foram 7 ocorrências recebidas para apoio das equipes de combate a incêndio. Mas tudo foi complicado principalmente por 02 incêndios regionais que aconteceram ao mesmo tempo, um deles em Montividiu, que durou aproximadamente 1 hora de queimada e foi controlado pelos próprios produtores rurais da região através do Plano de Auxílio Mútuo que foi firmado entre as partes.

O pior aconteceu no município de Santa Helena de Goiás, que fica a 34 km de Rio Verde. De acordo com os Bombeiros o incêndio que começou as 15 horas de ontem, quinta feira (15), só foi finalizado as 3 horas da manhã de hoje, sexta feira (16). “Foram queimados mais de 2.000 hectares entre palhada de milho, canavial, pastos, áreas de reserva legal e APP (área de preservação permanente). A presença do vento que chegou a ter 30km/h dificultou o combate ao incêndio, pois ele transportou as fagulhas, levando os focos para além das áreas em que a equipe está combatendo”, descreveu o tenente Dias. Ele ainda acrescentou que só não foi pior porque também nesta ocorrência, recebeu apoio com maquinários e produtores da região.

 

 


O Corpo de Bombeiros adiciona que todos devem ficar vigilantes e monitorar os possíveis focos. “Ontem ainda tivemos uma ocorrência em Rio Verde, pela segunda vez no mesmo local, na mesma comunidade agrícola, que acreditamos que alguém possa ter colocado fogo para algum tipo de lixo e isso tomou outras proporções. A ideia agora é bem simples: Não coloque fogo em nada, pois com o clima atual, ele foge do controle muito rápido!” Concluiu o tenente.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: