quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Na manhã desta quarta-feira (23/03), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ao lado de diversas autoridades locais, regionais e estaduais inaugurou a ponte sobre o Rio Verdão, entre os municípios de Maurilândia e Turvelândia, no Sudoeste de Estado. Com investimento de R$ 6,3 milhões, a estrutura em concreto armado possui 177 metros de extensão. O trecho irá beneficiar os moradores e produtores da região, especialmente no segmento sucroalcooleito.
“Este é um sinal de desenvolvimento, de respeito a todos os cidadãos que aqui habitam”, afirmou Caiado. “São condições muito melhores e benefícios diretos para as empresas, com um trajeto mais curto, acesso mais fácil e menos risco no transporte de toda a cana que vai ser transformada”, exemplificou.
O governador reforçou que a entrega dá fim a uma espera de décadas. “Não é uma obra pequena, é bem significativa, e ficou prometida por 20 anos. Tenho três anos, dois meses e 23 dias de governo e vejam o que fizemos”, destacou. Na chegada, Caiado foi recepcionado por moradores do Assentamento Monjolo, que o agradeceram pela energia elétrica, após uma espera de 26 anos.
A construção da ponte sobre o Rio Verdão havia sido iniciada na gestão anterior, mas estava paralisada. A obra foi retomada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), que precisou reconstruir toda a estrutura de escoramento, devido aos desgastes e danos provocados pela ação do tempo e por uma enchente. “A obra tinha sido abandonada sem o devido cuidado”, afirmou o presidente da Goinfra, Pedro Sales. “O que se tinha era um cenário de destruição, uma obra em estágio que não correspondia ao investimento feito e que tinha sido destruída pela cheia do Rio Verdão”, detalhou.
O trecho é rota dos moradores e produtores, sendo fundamental para o desenvolvimento da região, que é forte representante do setor sucroalcooleiro. “Quando um governo é zeloso, honesto e transparente, as obras não ficam pela metade e fazemos com que Goiás seja devolvido aos goianos”, arrematou Caiado. “Compromisso assumido é compromisso realizado. Essa obra é parte desta mudança comportamental do governo do Estado com as demandas da sociedade goiana”, declarou o ex-deputado federal Daniel Vilela.
Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado Lissauer Vieira observou que a ponte resolverá problemas decorrentes do trânsito de veículos pesados. Afirmou ainda que o governador tem transformado a administração pública estadual com obras estruturantes e tratado dinheiro público com respeito. O deputado federal Delegado Waldir pontuou que a ponte era uma necessidade não apenas dos usineiros, mas do povo. “O governador foi extremamente sensível à questão, independentemente de cor partidária”, disse.
As obras de construção, conclusão do remanescente e encabeçamento da ponte sobre o Rio Verdão contaram com investimentos do Tesouro Estadual e provenientes da parceria entre o Governo de Goiás e a Vale do Verdão, que celebraram um Termo de Acordo de Regime Especial (Tare) para viabilização de recursos por meio de crédito outorgado de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), concedido pelo Estado.
Em nome dos produtores de açúcar, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, assinalou que o setor acredita em Goiás “Queremos estar junto do Estado construindo essa parceria, gerando emprego, renda, desenvolvimento e melhoria de vida para todos os goianos”, frisou. Também estiveram presentes na inauguração o vice-prefeito de Rio Verde, Dannillo Pereiro, acompanhado do filho do atual prefeito, Lucas do Vale.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.