quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Na noite de ontem, quarta-feira (14/12), um servidor da Polícia Militar, pertecente ao Batalhão de Rio Verde foi preso após ter atirado contra a esposa e as enteadas, filhas dela.
De acordo com as informações do 2º Batalhão de Polícia Militar, uma equipe da Companhia de Policiamento Especializado (CPE), foi acionada para comparecer no bairro Jardim Presidente, pois estava havendo uma briga de casal, logo em seguida foi ouvido disparos de arma de fogo.
Rapidamente os militares se deslocaram ao local, onde assim que chegaram visualizaram o soldado e autor dos disparos, Rafael Martins Mendonça, deitado no chão ao lado de uma criança de 5 anos de idade que estava com ferimento do lado esquerdo. Após ciência dos fatos, os milirares prenderam o homem em flagrante.
Os militares foram recebidos por um outro colega policial militar, o Cabo Arthur do Nascimento Camargo, que estava no local e informou como foi a dinâmica dos fatos. O Cabo contou que estava na academia com a esposa quando recebeu uma ligação do autor afirmando "ter feito merda e que iria se matar".
O CB Arthur se deslocou até a residência de Rafael, onde manteve contato frequente com ele por ligação até chegar no local do fato. Então, chamou o autor, que ainda estava dentro do imóvel, que ao abrir o portão estava com uma pistola na cintura chorando e gritando que fez merda e que iria se matar.
No momento que Rafael colocou a mão no armamento para sacar, o Cb Arthur avançou e lhe conteve, tomando o armamento, em seguida ligou para a Companhia de Policiamento Urbano (CPU).
A esposa de Arthur que lhe acompanhava e é enfermeira, entrou no imóvel e se deparou com uma mulher e duas crianças feridas no chão, que mesmo utilizando técnicas de primeiros socorros constatou que apenas umas das crianças estava viva e consciente, levou-a para a porta da residência para aguardar o socorro médico, que chegou através de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel Urbano (SAMU), que compareceu ao local do fato para fazer o transporte da vítima sobrevivente para Hospital Pediátrico de Rio Verde.
O Grupo de Investigações de Homicídios (GIH) e Instituto Médico Legal (IML), também compareceram à residência, onde constataram dois óbitos, sendo um da esposa de 28 anos, de Rafael e outro da enteada de 3 anos. A equipe da Polícia Técnico-Científica também esteve no local para realização da perícia
O delegado Dr. Adelson Candeo que está a frente das investigações falou sobre o assunto em coletiva de imprensa na manhã de hoje:
Ver esta publicação no Instagram
Ainda de acordo com as informações policiais, Rafael estava afastado do trabalho de campo por problemas psicológicos, após sofrer um acidente no trânsito e vinha realizando trabalhos administrativos durante um tempo. Ele teria duas armas privadas em casa, a partir de um registro de CAC, e uma delas teria supostamente sido utilizado no crime arma, sendo uma pistola Taurus PT 92 AF utilizada para uso pessoal.
Diante dos fatos, o autor foi conduzido para a 8ª Delegacia Regional de Polícia para demais procedimentos cabíveis onde poderá ser indiciado por duplo homicídio.
Ver esta publicação no Instagram
De acordo com informações da corporação, na manhã desta quinta-feira, o policial autor dos disparos foi conduzido para Goiânia, onde ficará detido.
Sobre o fato, o 8º Comando Regional da Polícia Militar e 2º Batalhão da Polícia Militar emitiram uma nota à imprensa transcrita na íntegra abaixo:
NOTA À IMPRENSA - n º 174/2022 – PM/5
A propósito da solicitação de nota, sobre uma ocorrência de feminicídio, envolvendo um policial militar, na cidade de Rio Verde-GO, a Polícia Militar de Goiás informa o que segue:
Que no dia 14/12/2023, por volta das 21h, o SD Rafael em seu horário de folga, dentro da sua residência, atirou contra sua esposa e suas duas enteadas.
A PMGO foi acionada para o atendimento da ocorrência e efetuou a prisão do SD Rafael e o conduziu para a delegacia de polícia onde foi autuado em flagrante. A arma utilizada, que era de propriedade particular do policial, foi apreendida e entregue na delegacia.
Após os procedimentos legais o militar foi encaminhado ao presídio militar, onde encontra-se recolhido e a disposição da justiça.
A PMGO lamenta profundamente o ocorrido, que deixa a todos nós consternados com tamanha tragédia.
Informamos que a família das vítimas receberá da PMGO todo apoio solidário neste momento de luto.
A Polícia Militar determinou a abertura de um Procedimento Administrativo Disciplinar e está tomando as medidas administrativas cabíveis.
Ressaltamos que este caso será apurado com o devido rigor.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.