quinta-feira, 03 de outubro de 2024

Rio Verde

Polícia Civil realiza balanço de ocorrências de 2018

POR Jornal Somos | 02/01/2019
Polícia Civil realiza balanço de ocorrências de 2018
C

Conforme relatório nº45/2018 o Núcleo de Estatística e Análise Criminal, foi feito o balanço estatístico dos principais indicadores de criminalidade na cidade de Rio Verde.

 

Destaque especial para o crime de homicídio que apresentou o menor índice dos últimos 8 anos. Foram 48 homicídios registrados no ano de 2018 uma redução de 32% quando comparado com o ano de 2017 (71).

 

Com relação aos crimes patrimoniais houve redução tanto nos furtos quanto nos roubos em todas as especificações, destaque especial para o furto e roubo de veículos que reduziu em 5% e 30%, respectivamente.

 

Ainda nesse sentido, vale destacar que foram recuperados 635 veículos no ano de 2018, o que corresponde a quase 80% dos veículos furtados/roubados.

 

Salienta-se que apesar das cifras negras (ocorrências não registradas), o crime de furto e roubo de veículo possuem uma alta taxa de registro, pois é com o registro da ocorrência que se insere a restrição.

 

Com relação aos procedimentos policiais, foram concluídos mais de dois mil procedimentos policiais com autoria definida. Levando mais de 3500 (três mil e quinhentas) pessoas responsáveis por crimes na cidade de Rio Verde à justiça visando sua responsabilização.

 

É por meio da investigação policial feita pela Polícia Civil, que se define indícios de autoria (quem cometeu o delito) e a materialidade (se o delito ocorreu e como ocorreu) requisitos essenciais para propositura da ação penal, bem como realização de operações com escopo de prender autores de crimes diversos.

 

É o caso do crime de homicídios que com a prisão de vários indivíduos de turmas rivalizadas que cometiam esse delito contra seus desafetos. Após as operações a redução foi de 32%.

 

“Além da redução de 32% dos homicídios, o Grupo de Investigação de Homicídios de Rio Verde logrou êxito em esclarecer todos os cinco casos de feminicídios registrados em 2018, inclusive efetuando a prisão de quatro dos cinco investigados”, diz o delegado Wellington Ferreira Lemos titular do Grupo de Investigação de Homicídios de Rio Verde

 

Há muito o que ser feito na segurança pública de Rio Verde e não mediremos esforços em 2019 para continuar a redução da criminalidade em nossa cidade. Os números demonstram que estamos no caminho certo e que devemos continuar trabalhando para melhorar a vida do cidadão rioverdense.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: