sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
A Polícia Civil (PC) e a Corregedoria da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) cumpriram juntas, nesta quinta-feira (18), dois mandados de busca e apreensão na unidade do semiaberto de Rio Verde, expedidos pelo Poder Judiciário, para averiguar suspeitas de fraude ocorridas em 2019 no cumprimento da penalidade.
O regime semiaberto é um modo de cumprimento de pena que permite que os detentos saiam do presídio durante o dia, com a condição de retornarem à noite – o que não estava sendo respeitado. Segundo denúncias, alguns reeducandos estavam realizando pagamentos aos funcionários para não comparecerem no período de recolhimento noturno obrigatório, deixando, assim, de cumprir a penalidade estabelecida.
Foram apreendidos nas buscas e apreensões desta quinta (18) alguns livros, prontuários de frequência dos reeducandos do regime semiaberto e, ainda, um aparelho celular de um servidor público.
A PC não divulgou o quantitativo de funcionários suspeitos de fazerem parte do esquema e nem quantos detentos podem estar envolvidos. Além disso, o órgão ainda informou que, no momento, não se pronunciará oficialmente sobre o caso porque a ocorrência está sendo investigada em sigilo.
(Com informações da Polícia Civil, DGAP e G1 Goiás)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.