quinta-feira, 25 de abril de 2024

Polícia Civil cumpre 19 mandados de prisão contra alunos de Medicina em Goiás e Bahia

POR | 27/10/2021
Polícia Civil cumpre 19 mandados de prisão contra alunos de Medicina em Goiás e Bahia

Imagem ilustrativa: Arquivo/Polícia Civil de Rio Verde

D

De acordo com informações compartilhadas pela Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO), por meio do 2.º Distrito Policial de Rio Verde, coordenado pelo Delegado Danilo Fabiano, deu cumprimento em Goiás (Goianésia e Formosa) e na Bahia (Barreiras), a 19 mandados de prisão temporária e de busca e apreensão em desfavor de alunos que ingressaram no curso de Medicina de forma ilícita.

 

 

Segundo a PC-GO, através das diligências policiais, todos os suspeitos ingressaram em cursos superiores de medicina, através de transferência externa, mediante a apresentação de documentos falsos. As investigações apontaram que foram falsificados documentos de 08 instituições de ensino superior de medicina no Brasil, as quais confirmaram as irregularidades.

 

 

Todos os suspeitos conseguiram vagas em processos seletivos de transferência externa nos períodos finais do Curso de Medicina, restando que alguns deles, atualmente, já estavam na fase Internato, ou seja, atendendo à comunidade na prestação pública de serviço médico emergências gerando, bem assim, risco à vida ou à saúde das pessoas  atendidas.

 

 

Sobre o assunto, a UniRV (Universidade de Rio Verde) emitiu uma Nota a Comunidade informando que “infelizmente, identificou fortes evidências de fraude documental praticada por alguns dos candidatos nos processos de ‘Transferência Externa’ para os cursos de Medicina oferecidos em nossa Instituição.” E completou que diante das suspeitas, formalizou contato com as Instituições que seriam as instituições de “origem”, pela qual confirmaram as irregularidade, motivo que os levaram a contatar a Autoridade Policial competente, que assumiu o caso e nos orientou na continuidade dos procedimentos de transferência, de maneira a não atrapalhar os trabalhos de investigação.

 

 

Entretanto completam que com a deflagração da Operação Policial “Clandestinus” na data de hoje, a partir de agora, a UniRV tomará as devidas providências no âmbito administrativo (interno) para a expulsão daqueles que se matricularam indevidamente.

 

 

E finalizam parabenizando “todos os policiais envolvidos na operação e, em particular, o trabalho da Polícia Civil de Rio Verde, na pessoa do Delegado Dr. Danilo Fabiano Carvalho, ao mesmo tempo em que manifesta total repúdio às atitudes criminosas e antiéticas para acesso a cursos de nível superior, em específico à medicina, cujas preocupações morais dos candidatos e demais envolvidos deveriam estar acima de qualquer outro desejo. A Universidade de Rio Verde também entende que, ao identificar e contribuir para desmantelar esse esquema criminoso, demonstra sua preocupação e seriedade na condução de seus processos seletivos de admissão de alunos e, especialmente, com a qualidade e a ética na formação dos profissionais do amanhã”.

 

 

Leia nota na íntegra abaixo.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: