segunda-feira, 17 de agosto de 2026
Foto: Reprodução/Polícia Militar
Duas aves silvestres mantidas em gaiolas foram apreendidas pela Polícia Militar na manhã deste domingo (16), no Setor Pauzanes, em Rio Verde. Após os procedimentos relacionados à ocorrência, os animais foram soltos em ambiente adequado.
Segundo a Polícia Militar, por volta das 9h, uma equipe realizava patrulhamento pelo bairro quando foi abordada por um motociclista. O homem informou que, nas proximidades da praça do Setor Pauzanes, havia pessoas realizando a captura de aves silvestres e mantendo os animais em gaiolas.
Com as informações, os militares intensificaram o patrulhamento e, na Rua do Triunfo, em frente a uma área de mata, encontraram um homem sentado na calçada ao lado de uma gaiola. Dentro dela estava uma ave aparentemente da espécie conhecida popularmente como papa-capim.
Durante a averiguação, os policiais constataram que a ave não possuía anilha de identificação. Questionado, o homem afirmou ser o proprietário do animal e informou não possuir registro ou documentação que comprovasse a origem ou a manutenção regular da ave em cativeiro.
Ainda conforme o relato policial, o próprio abordado indicou a existência de uma segunda gaiola, que estava pendurada em um poste do outro lado da rua, também próximo à área de mata. Nela havia outra ave silvestre, aparentemente da mesma espécie, igualmente sem anilha e sem documentação.
O homem também assumiu ser proprietário da segunda ave. De acordo com a PM, ele se recusou a informar seu endereço residencial, o que impossibilitou naquele momento uma diligência para verificar a eventual existência de outras aves ou objetos relacionados à captura e manutenção dos animais em cativeiro.
As duas aves e as gaiolas foram apreendidas e o envolvido foi encaminhado à 8ª Delegacia Regional de Polícia de Rio Verde para os procedimentos cabíveis.
De acordo com o relato da Polícia Civil, o caso foi enquadrado como crime de menor potencial ofensivo, sendo determinada a confecção de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
A PM informou ainda que foram realizadas diversas tentativas de contato com a Polícia Militar Ambiental, mas sem sucesso. Diante da falta de um órgão ambiental disponível para receber os animais, a equipe foi orientada a realizar a soltura das aves em ambiente adequado. As gaiolas apreendidas foram posteriormente destruídas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.