sábado, 18 de janeiro de 2025
Reprodução/Polícia Federal/Imagem Ilustrativa
Uma faculdade de Rio Verde é investigada pela Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) por suposta fraude para receber recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A PF e a CGU, deflagraram nesta quarta-feira (12), a Operação Falsa Tutela, com objetivo de apurar fraudes praticadas entre 2017 e 2021, em desfavor da União através de recompras indevidas de títulos públicos oriundos do FIES.
O nome da instituição não foi divulgado.
Os policiais cumpriram 20 mandados de busca e apreensão em 20 faculdades investigadas pelo beneficiamento indevido em sete estados e no Distrito Federal. Foram cumpridos mandados em Goiás, Mato Grosso, Sergipe, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
De acordo com a Polícia Federal as informações falsas eram cadastradas no sistema para que instituições que não cumpriam os critérios pudessem participar da recompra de títulos. Foram identificadas também irregularidades para cadastrar estudantes individualmente. A PF ainda informou que, em um dos casos, uma empregada terceirizada do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) alterou, de forma indevida, seu próprio processo de financiamento e de seu companheiro.
Com o cadastro das informações falsas, o governo federal teria que recomprar títulos públicos do Fies que estavam com as instituições, que não possuíam a Certidão Negativa de Débitos (CND) ou decisão judicial, necessários nesse tipo de processo.
Com informações da Polícia Federal e G1 Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.