terça-feira, 13 de maio de 2025
Foto: Iris Costa/g1
Uma operação da Polícia Federal, realizada na manhã desta terça-feira (13), desarticulou um sofisticado esquema de fraudes digitais envolvendo o acesso ilegal a contas da plataforma GOV.BR. Os criminosos utilizavam técnicas avançadas de manipulação facial para enganar os sistemas de reconhecimento biométrico.
As investigações apontam que o grupo criminoso conseguia simular os traços faciais de outras pessoas, permitindo o acesso indevido a dados pessoais e serviços públicos vinculados ao sistema federal. Com isso, os golpistas driblavam as barreiras de segurança e se passavam pelas vítimas com aparência visual alterada.
A operação mobilizou agentes em uma ação coordenada em nove estados do país, com o cumprimento de cinco mandados de prisão temporária e 16 de busca e apreensão. As diligências ocorreram nos seguintes estados:
📍 São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins.
Os alvos da operação são investigados pelos crimes de invasão qualificada de dispositivo informático e formação de associação criminosa, podendo responder criminalmente pelos atos.
A ação demonstra a crescente sofisticação das fraudes digitais e o empenho das autoridades em proteger os dados dos cidadãos e os serviços digitais do governo federal.
*Com informações G1
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Diesel S-10 também apresentou quedas significativa na região