domingo, 24 de novembro de 2024

Rio Verde

Pessoas que tomam café da manhã são pessoas mais felizes, diz nutricionista

POR Jornal Somos | 09/12/2018
Pessoas que tomam café da manhã são pessoas mais felizes, diz nutricionista

Redação Jornal Somos

E

Em tempos de correria e falta de tempo, sentar-se à mesa no primeiro momento do dia é um bom começo para fortalecer laços familiares. Ao sentar-se à mesa, tomar o café da manhã, comentar sobre seus planos, admirar o dia, elogiar uma mudança ou esclarecer fatos ocorridos durante a semana que pode ter sido pesada, corrida e estressante, faz com que você consiga levar o dia com mais leveza.

 

A alimentação também afeta muito no andamento de um dia consideravelmente bom. Para esclarecer isso, o nutricionista Valtemir Paula de Oliveira cedeu ao Jornal belas dicas da importância do café da manhã.

 

Segundo Valtemir, o café da manhã é considerado uma grande refeição, assim como o almoço e o jantar. Quando vamos montar o cardápio devemos priorizar uma refeição completa composta por carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e minerais. “O café da manhã é muito importante para regular principalmente o hormônio do cortisol. Pessoas que se alimentam pela manhã serão mais felizes porque conseguem controlar o nível de cortisol”.

 

Temos uma tendência nas dietas, do jejum intermitente, em que as pessoas pulam o café da manhã e se alimentam apenas com o almoço ou jantar, o nutricionista explica se isso é certo ou não. “Teoricamente, não somos obrigados a tomar o café da manhã, vai muito de acordo com o organismo e a vontade de cada pessoa, se caso acordar e não estiver com fome e conseguir chegar até o almoço sem fome, teoricamente esse café não faria falta. Mas a grande dificuldade de quem busca perder peso,l é que, ao cortar o café da manhã, ela tende a comer uma quantidade maior do que o necessário no almoço ou na janta.  É importante que a pessoa coma algo no café para que consiga chegar ao almoço sem muita fome”.

 

O café da manhã tradicional costuma ser pão com manteiga e café. Para Valtemir, não é errado, apenas desequilibrado.  “Pedimos sempre para substituir os alimentos com farinha branca para os que tem porção integral. Para começar, seria bom trocar o pão francês pelo pão integral, pode até ser o pão francês mas que seja na versão integral, ou torrada, pão de forma, sempre com a versão integral. Seria interessante retirar a manteiga do cardápio e pensar numa fonte de proteína mais alta, talvez um queijo branco. Um café da manhã ideal seria: o pão integral, ovo mexido ou cozido, café preto e uma fruta para aumentar a quantidade de fibras e minerais”.

 

Valtemir concede dicas interessantes para o café da manhã, como as frutas. “As frutas são muito bem vindas, de acordo com sua preferência. Muito interessante também pensar nas frutas da época, a gente valorizar na nossa alimentação o que é produzido perto da gente, alimentos que são produzidos na época, teoricamente, precisarão de uma quantidade menor de agrotóxico, isso também é muito importante para a nossa saúde. Chegando dezembro, as frutas que temos dessa época são o pêssego, a ameixa, o maracujá e a manga. Buscar sempre uma fonte de carboidrato, que tenha, por exemplo, o carboidrato complexo ou rico em fibras como o pão ou a bolacha integral, e assim sucessivamente. Buscar também uma fonte de gordura e proteína, uma fonte de gordura legal é o abacate, com proteína temos o iorgute ou os queijos brancos, ovos, castanhas,etc".  

 

Teoricamente, ter uma alimentação balanceada não precisa estar na rotina somente de quem quer perder peso, ter uma alimentação balanceada precisa estar na rotina de todos para conquistar uma vida saudável, a começar pelo café da manhã.

 

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: