sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rio Verde

Pesquisa e testes realizados em Rio Verde são do Ministério da Saúde

POR | 14/05/2020
Pesquisa e testes realizados em Rio Verde são do Ministério da Saúde

Divulgação

H

Hoje, a Guarda Civil Municipal encaminhou para averiguação equipes de pessoas que estariam fazendo uma pesquisa nacional em Rio Verde e em conjunto testes rápidos para Covid de forma considerada suspeita. (clique e assista)

 

A polícia civil de Rio Verde confirmou que a pesquisa seria real, e realizada pelo IBOPE contratada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é mostrar como o novo coronavírus tem avançado no Brasil. São 2.600 pesquisadores que vão entrevistar e aplicar o teste rápido de covid-19 em aproximadamente 33.000 moradores de 133 cidades, entre elas Rio Verde. E isso se repetirá daqui a duas semanas, e depois novamente, duas semanas posteriormente.

 

Ao final das três rodadas, terão sido aplicado aproximadamente 100.000 testes, e que a comparação dos resultados das diferentes rodadas mostre a velocidade com que o vírus está se espalhando pelo país. O problema inicialmente em Rio Verde, foi a pesquisa e testes não ter sido notificada junto aos órgãos municipais, que acabou gerando uma preocupação entre os abordados. Com os testes rápidos, será possível saber o percentual de pessoas que têm anticorpos contra o novo coronavírus, ou seja, que já entraram em contato com a doença. Os testes rápidos, porém, têm uma limitação: só detectam a doença se a pessoa estiver infectada há, pelo menos, 7 dias. Ou seja, muitas pessoas que fizerem o teste podem ter resultado negativo, mas estar infectadas e continuar sem saber disso.

 

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, que contratou o Ibope para realizar as pesquisas de campo. A empresa deverá receber quase 10 milhões de reais pelo trabalho. O entrevistador deverá usar equipamentos de proteção, como óculos, máscara e luvas, e visitará as pessoas em suas casas. Coletará uma gota de sangue de um dos moradores de cada domicílio e colocará o material em um aparelho que fará a análise. Se der positivo, o entrevistador deverá testar todos os moradores dessa casa.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: