quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/Enio Tavares
As preocupações para os produtores rurais da região de Rio Verde parecem estar bem longe do fim, isso porque além dos problemas enfrentados na última safra, a situação para a safra 2024/2025 já começa com um claro sinal de alerta.
De acordo com o meteorologista e professor na UniRV, Gilmar Oliveira Santos, em entrevista ao portal Rio Verde Rural, o período de estiagem comum para a região de Rio Verde costuma se iniciar entre os dias 15 e 20 de maio e se estender por aproximadamente 93 dias. Esse ano, porém, a falta de chuva se antecipou em um mês.
Para o produtor rural, porém, as notícias não são as melhores. “As condições meteorológicas são muito semelhantes às da semana passada. A temperatura mínima esperada é de 16ºC e a máxima é de 32ºC e a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 40% no período da tarde e sem possibilidade de chuvas.” afirma o professor Gilmar.
O especialista ainda explica o porquê de acender o alerta para os produtores rurais, já que a última vez que não choveu no mês de maio, foi há 10 anos: “O último mês de maio que não choveu aqui no município de Rio Verde foi em 2014, visto que em 2022 o volume de chuva registrado durante o mês foi de 1,2mm. Historicamente, nesse período, é esperado 40mm na região.”
Essa estiagem precoce afeta tanto a safra, quanto a safrinha, pois já há produtores acumulando prejuízos devido à falta de chuva: “Outra grande dificuldade é o cultivo de hortaliças na nossa região, visto que em casa de vegetação ou estufa, os efeitos climáticos são amenizados, mas em condições de campo na produção de hortaliças, devido as temperaturas elevadas desde a segunda quinzena de abril, causa má formação e queda de produção.” finaliza o meteorologista.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.