sexta-feira, 29 de março de 2024

Outubro tem redução de preços nas carnes segundo IPCA e confirmado por Procon de Rio Verde

POR | 27/10/2021
Outubro tem redução de preços nas carnes segundo IPCA e confirmado por Procon de Rio Verde

Foto: Pexels/Jorge Soto Farias

N

Nesta terça-feira (26/10), o IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os dados atualizados do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), conhecido como a prévia da inflação oficial, e neles houve um alívio momentâneo quanto aos preços da carne principalmente.

 

 

Isso porque segundos os índices apresentados, depois de 16 meses consecutivos de alta, os preços das carnes caíram no país em outubro. Entretanto, apesar da trégua, é importante ressaltar que as carnes ainda acumulam alta de 22,06% nos últimos 12 meses.

 

 

Essa queda momentânea tem como principal causa o recente anúncio de suspeita da doença vaca louca no país, que gerou uma suspensão de exportações para os países asiáticos, principais consumidor do produto brasileiro.

 

 

Contudo é preciso ter cautela quanto a estes novos números, pois a queda teve um curto período até o momento e pode não ser sentida pelo consumidor final diante da alta por períodos extensos.

 

 

Agora é acompanhar se o embargo chinês à carne brasileira continua, que pode afetar novamente os preços do mercado interno, e assim gerar uma redução a médio ou longo prazo que possa realmente chegar aos consumidores que tem sofrido com a carne.

 

 

Rio Verde

 

Recentemente o Procon de Rio Verde realizou uma pesquisa de preços da carne e o relatório final mostrou que a variação média de um estabelecimento para o outro é de 62,51%, devendo o consumidor sempre realizar a pesquisa de preço dos itens que possui interesse, priorizando os dias de promoção para garantir o melhor preço. Na mesmo documento ainda é explicado que foi feito também o comparativo de preço entre os meses de setembro e outubro de 2021, onde verificamos uma redução média de -4,22% no valor do produto, onde o preço médio (somando todos os itens) do mês de setembro é de R$ 831,32, já no mês de outubro é de R$ 796,26. O que confirma a pesquisa apresentada do IPCA.

 

 

Diante disto, o Procon orienta os consumidor a sempre realizar a pesquisa dos preços de cada item que compõe a cesta básica, pois é grande a variação de preço de um estabelecimento para o outro, como mostra o relatório, e ainda que observe prazo de validade, fabricação, origem, estado e se estão próprios para o consumo. Em caso de duvida ou denuncia entre em contato com o órgão através dos telefones (64)3602-8600 ou 99217-2783 (Fiscalização)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: