sábado, 20 de abril de 2024

Rio Verde

Os benefícios e misturas deliciosas do amendoim

POR Jornal Somos | 21/06/2018

Ele pode até parecer vilão, mas se bem combinado é uma pedida e tanto

Os benefícios e misturas deliciosas do amendoim

TUDO GOSTOSO

S

Seja para acompanhar a cerveja ou no pé de moleque, o amendoim é uma preferência nacional: 75% dos brasileiros costumam comer a leguminosa. Apesar disso, 63% dos entrevistados do Ibope para uma pesquisa encomendada pela Abicab, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados desconhecem as propriedades nutricionais da semente e 12% acreditam que ela é constituída apenas de gordura e colesterol ruim.

A médica Thais Aquino, CRM 15033 explica sobre o amendoim e ainda passa uma receitinha fit:

Aproveitando as festividades juninas, inicio nesse quadro de dicas e receitas compartilhando o conhecimento à respeito dos alimentos mais consumidos nessa época do ano.

Vamos começar com o queridinho amendoim, alimento muito utilizado nessa época principalmente em pratos doces.

O amendoim é uma planta originária da América do Sul. O nome dessa planta quer dizer “os grãos que alimentam e trazem bondade ao coração”.

Pode ser classificado como castanha, mas ele entra no grupo das leguminosas como “parente’’ do feijão, grão de bico e lentilha.

Por ser um alimento rico em gorduras e proteínas e com baixa carga de carboidratos, tem sido escolha frequente na mesa dos praticantes de atividade física, já que auxilia na perda de peso e construção muscular.

Rico em vitaminas, minerais e fibras promove saciedade, protege o sistema nervoso, auxilia no processo de cicatrização e previne diabetes.

Seu consumo in natura ou em forma de pasta pode entrar em regimes de emagrecimento ou hipertrofia. Devemos ter cuidado com o tipo japonês com alto teor de sódio e com os doces (pé de moleque paçoca) devido açúcar em excesso. 

E para os amantes de amendoim, segue receita de paçoca fit.

PAÇOCA FIT:

Ingredientes:

-250 gramas de amendoim torrado (sem casca)

-2 colheres (sopa) de óleo de coco

-2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

-100 gramas de farelo de aveia

Preparo:

-Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter massa homogênea. Leve a massa em uma forma de silicone ao forno por 40 min (180 graus). Depois de assada corte e sirva em pequenas porções.

COMPARTILHE: