sábado, 18 de janeiro de 2025
Operação acontece em Rio Verde e outras cidades do sudoeste. Advogados, empresários e funcionários de banco são alvos da operação.
Foto: Reprodução/PF
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (16) a Operação Paper Land, visando combater crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção. A ação está ocorrendo em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Acreúna e Rio Verde, com o cumprimento de 18 mandados em 13 endereços.
A investigação revelou que um grupo de empresários, advogados e funcionários de uma instituição financeira pública fraudava financiamentos agropecuários, utilizando documentos falsos e corrompendo profissionais credenciados junto à Caixa Econômica Federal (CEF). O prejuízo estimado à instituição financeira ultrapassa 40 milhões de reais, entre 2022 e 2023.
Medidas foram tomadas para bloquear contas bancárias dos investigados e sequestrar 48 imóveis e 44 veículos, além da constrição de criptoativos. A operação recebeu o nome "Paper Land" em referência a imóveis rurais fictícios usados como garantia hipotecária.
As penas dos crimes podem ultrapassar 42 anos de reclusão para alguns dos investigados.
*Com informações Polícia Federal
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.