sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
Apesar do aumento na temperatura, condição de forte calor não deve durar muitos dias, afirma climatologista
Foto: Reprodução
Nos últimos dias, surgiram algumas informações sobre uma possível onda de calor, que faria os termometros subirem exageradamente.
Ao Jornal Somos, o climatologista, professor e doutor Gilmar Oliveira explicou como deve ficar o tempo nesta semana, de 17 a 23 de fevereiro, em Rio Verde-GO: "De fato, tem essa onda de calor chegando, Rio Verde terá dias quentes sim, mas não tão intenso como saiu em alguns veículos de comunicação. A informação de que as temperaturas chegariam a 50ºC é falsa. O que vai acontecer é um aumento progressivo da temperatura a partir de hoje, 17, e até o final de semana deve chegar a 35ºC. Com isso, vamos ter uma redução na umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo de 40%."
"Nesta semana ainda existe a possibilidade de um chuvisqueiro, como foi ontem (17), onde registramos 1,2 milímetros. A partir de domingo (23), ou segunda (24), da próxima semana já vamos ter uma diminuição desse calorão." conclui o climatologista.
Gilmar ainda explica que essa condição de forte calor é uma condição natural da estação que estamos: "É normal, estamos no verão. Nessa estação, é normal termos frentes frias que provocam rajadas de ventos fortes. Ontem, os ventos chegaram a 60km/h, chuviscou 1,2 milímetros e as ondas de calor são normais também durante o verão, que se estende até o dia 21 de março." finaliza o climatologista.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Ameaças aconteceram em Rio Verde e autor foi preso na tarde desta quinta-feira, 20, durante operação da PC