quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Imagem: divulgação/Inmet
Um trecho do Rio Araguaia em Nova Crixás, no noroeste de Goiás, secou completamente após a falta de chuva no estado que ultrapassa 150 dias. Segundo a Saneago os rios apresentam baixo volume, principalmente aqueles que abastecem a capital goiana e mais oito municípios na região metropolitana.
A agência ainda informou que está é a pior estiagem já sofrida nos últimos 44 anos. Na semana passada o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), informou que foram registradas chuvas em Águas Lindas de Goiás, Jataí, Luziânia, Piranhas, Rianápolis e Uruana. Mas não se espera que haja precipitações consistentes em Goiás durante o mês de setembro.
Diante deste cenário, a Saneago emitiu uma nota com orientações de consumo consciente da água durante este período, como reaproveitar a água para lavagem, e tomar banhos mais curtos.
O agravante desta semana, é a onda de calor que atinge boa parte do estado, com temperaturas batendo os 40 °C. Ainda de acordo com o Cimehgo, a temperatura deve aumentar nesta quinta-feira (26), onde alguns municípios podem registar 42,2 °C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu alerta vermelho na manhã desta quinta-feira (26), para Goiás, Minas Gerais e uma parcela do estado de São Paulo. Segundo a previsão, a onda de calor que deveria terminar nesse fim de semana pode se estender. Rio Verde é uma das cidades onde o alerta é válido.
Com informações Mais Goiás, g1, Inmet e Cimehgo
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.