quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A etapa final da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro aconteceu nesta segunda-feira (09) e premiou alunos de 12 estados do país. Os estados de Minas Gerais e Ceará foram os com maior número de vencedores, sendo três cada um. Goiás possuía 11 representantes escolhidos em quatro das cinco categorias, entre eles, a aluna Vitória Lima Gonçalves e sua professora Viviane dos Santos Silva, de Rio Verde, que ganharam medalha de prata na disputa.
Cidadãs rio-verdenses, a estudante e a docente da Escola Estadual Cunha Bastos cederam entrevista ao Jornal Somos quando souberam da classificação para a final com a obra literária “Das telas à vida real”, onde revelaram sobre a sensação de alcançarem um lugar de destaque em uma competição a nível nacional. Leia mais aqui.
— Jornal Somos (@JornalSomos) December 10, 2019
Esta não é a primeira vez que Goiás marca presença na fase final da Olimpíada. No ano de 2016, três estudantes goianos de Vianópolis, Anápolis e Caldas Novas foram vencedores, respectivamente, nas categorias de crônica, poema e artigo de opinião. Em 2014, um aluno de Catalão conquistou o prêmio de poema, enquanto em 2010 foi a vez de outra aluna de Caldas Novas ser campeã com seu artigo de opinião.
A competição é um concurso bienal de produção de textos que abrange os estudantes matriculados em escolas públicas de todo o país. As categorias são poema (alunos do 5º ano do ensino fundamental), memórias literárias (6º e 7º do ensino fundamental), crônica (8º e 9º do ensino fundamental), documentário (1º e 2º ano do ensino médio) e artigo de opinião (3º do ensino médio).
— Jornal Somos (@JornalSomos) December 10, 2019
O tema escolhido para esta 6ª edição foi O Lugar Onde Vivo, como meio de estimular a valorização e interação entre os jovens estudantes e seus territórios. Ao todo, foram distribuídos 20 prêmios.
O evento da premiação contou com um show do cantor Lenine e também com a presença da homenageada da noite, a escritora mineira Conceição Evaristo, que em sua fala reforçou a importância do papel dos professores e das escolas no desenvolvimento da literatura.
— Jornal Somos (@JornalSomos) December 10, 2019
“Fiquei muito emocionada quando vi meninos e meninas tão jovens [recebendo o prêmio], porque eu comecei a escrever muito cedo. Com certeza, nós temos nas escolas, nas classes populares, grandes potências para as artes. A única coisa que falta é oportunidade. Cada jovem, cada criança, cada professor que participou da Olimpíada está fazendo alguma coisa muito importante para o nosso país, a partir dos nossos locais de vivência”, declarou Conceição.
Participaram do Escrevendo o Futuro um total de 42.086 escolas oriundas de 4.876 municípios brasileiros, onde foram inscritos trabalhos de 171.035 alunos que foram orientados por 85.908 professores.
Confira nossas outras matérias:
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.