sábado, 20 de abril de 2024

Rio Verde

Ocorrências com animais peçonhentos aumentam em Rio Verde de 2020 para 2021

POR Ana Carolina Morais | 03/12/2021
Ocorrências com animais peçonhentos aumentam em Rio Verde de 2020 para 2021

Divulgação / Ministério da Saúde

A

As ocorrências com animais peçonhentos, como escorpiões e aranhas, aumentaram em Rio Verde de 2020 para este ano de 2021. Os dados computados pelo 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), órgão que normalmente responde por casos como estes no município, mostram que no ano passado foram 13 atendimentos e neste ano, até o momento, já foram 19 assistências.

 

 

O aumento no índice dessas ocorrências também foi notado em âmbito estadual, uma vez que os números dos atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros em todo o estado de Goiás foi de 292 em 2020 e 306 em 2021.

 

 

Além disso, o boletim informativo de novembro de 2021 da Superintendência de Vigilância em Saúde, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), mostra, ainda, que entre os anos de 2013 a 2018 foram 27.792 acidentes gerados por animais peçonhentos no território goiano notificados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), sendo que 51% destes, ou seja, 14.545 casos, foram motivados por escorpiões e resultaram em 5 óbitos de crianças.

 

 

De acordo com o Tenente Victor Rocha do 4º CBM de Rio Verde, “o aumento no número de casos pode estar relacionado ao processo de urbanização, onde o crescimento é desenfreado e as zonas urbanas são mal planejadas”. Por esse fator, os seres humanos adentram em áreas que não deveriam e “a natureza responde”, afirma o militar.

 

 

O boletim da SES-GO reforça essa perspectiva ao afirmar que 66% das ocorrências com animais peçonhentos ocorrem predominantemente na zona urbana, índice, este, que tem aumento de forma significativa nos últimos anos. “As precárias condições de saneamento, higiene, e a facilidade com que estes animais encontram alimento, abrigo na área urbana, favorece sua adaptação e proliferação, constituindo importante problema de saúde pública em todo o país”, informa o documento.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: