sexta-feira, 26 de abril de 2024

"O serviço é de porta aberta, não temos restrições no acolhimento", explicou a coordenadora do Caps AD

POR Jornal Somos | 23/01/2019

CAPS atenderá em endereço provisório a partir de hoje (23)

S

Segundo o comunicado da Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) atenderá a partir de hoje (23) em um novo endereço provisório, pois a sede própria está em construção para melhor comodidade dos pacientes.

 

 

Aproveitando o comunicado, a coordenadora da saúde mental no município de Rio Verde Maria Amélia de Souza Moraes cedeu ao JORNAL SOMOS uma entrevista em que explica a atuação do Centro de Atenção Psicossocial para a população.

 

 

Além de coordenadora da saúde mental do município, Maria Amélia é enfermeira graduada pela UFPI, especialista em saúde da família, urgência e emergência, saúde mental, mestre em atenção à saúde.

 

 

 

Segundo Maria Amélia, existem dois CAPS, o tipo II e o AD e são instrumentos do governo federal em conjunto com Estado e município. “Atendemos em meio aberto às demandas espontâneas e aos encaminhamentos de diversos setores. Prestamos serviço de saúde à pessoas com transtorno mental e problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras Drogas.  É um serviço substitutivo ao modelo hospitalar e destina-se a estimular a integração social e familiar, apoiar as iniciativas de busca pela autonomia com ações terapêuticas em grupo, individual e familiar com base em um projeto terapêutico singular” explica.

 

 

 

No município são oferecidos os serviços de acolhimento, oficinas terapêuticas, atendimento familiar, grupal e individual, grupos operativos, geração de renda, busca ativa, visita domiciliar, trabalho em rede e ações de prevenção. A coordenadora do órgão explica que não existem restrições no atendimento e qualquer pessoa que necessite de ajuda pode estar buscando o CAPS. “O serviço é de porta aberta, não temos restrições no acolhimento. Porém após este momento o indivíduo é percebido de acordo com seu contexto e atendido lá ou referenciado para outras unidades”.

 

 

 

Sobre a reforma da sede própria, Maria Amélia explica que não há previsões de quando ficará pronto. “A sede própria que está sendo construída no bairro gameleira será para o CAPS II. Não temos como quantificar o tempo pois depende agora da empresa que está responsável pela construção. Hoje mudamos (apenas o CAPS II) de endereço e estamos em uma sede provisória porém logo estaremos em um espaço adequado é muito bonito.”

 

 

 

Para entrar no sistema do CAPS, caso familiares ou a própria pessoa sinta que precise de ajuda, Maria Amélia explica “precisamos que o interessado, seja o próprio paciente ou mesmo o familiar vá até a unidade e faça o acolhimento. Necessitamos do cartão sus e da presença dele” finaliza.

 

 

 

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) funcionará no Prolongamento da Morada do Sol Rua 110, Quadra 02 na antiga EMEI Iracema Velasco. Lembrando que o endereço será provisório até que a reforma da sede seja entregue.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: