quarta-feira, 24 de abril de 2024

Rio Verde

O luto pode se transformar em boas memórias e saudades

POR Jornal Somos | 02/11/2018
O luto pode se transformar em boas memórias e saudades

Jornal Somos

E

Em algum momento de nossas vidas nos deparamos com esse sentimento que nos mostra um dos motivos de expressão da tristeza. Sendo um dos causadores de variadas reações em cada tipo de caso, o luto é um dos sentimentos difíceis de lidar.

 

Conforme os Significados o Luto, do latim “lucto”, é um sentimento profundo de tristeza e pesar pela morte de alguém. O luto é caracterizado por um período de consternação e saudade pela perda de um ente querido. Neste dia de Finados, familiares recordam a dor da perda de alguém, mas desta vez é contestável o sentimento de saudade daquele amigo ou familiar que já se foi, o que gera recordações das boas memórias que aquele ente deixou enquanto estava em vida.

 

Os sinais exteriores do sentimento de luto podem ser expressos sob as mais diferentes formas, nas diversas culturas e religiões, em especial na igreja católica, que realiza alguns rituais durante o período de luto, como a encomendação do corpo, a missa de corpo presente, a missa de sétimo dia e a missa de um mês do dia do falecimento.

 

O processo de luto não precisa ser marcado necessariamente por uma desestrutura emocional, como por choros compulsivos, crises de ansiedade e etc. O luto é particular e por vezes pode ser vivenciado em silêncio, com a rotina de vida mantida, como trabalho, estudo, amigos, passeios... E isso não significa que a pessoa não esteja carregando e elaborando o sofrimento desta perda. Não há um estereótipo a seguir e nem deve-se esperar por isso.

 

O sentimento de luto não está diretamente ligado somente a um processo da morte de alguém, podendo até estar relacionado a outros diversos processos de perdas e mudanças intensas que vivenciamos na vida, desde objetos na infância, moradia, amigos, escola, trabalho, namoro, casamento, mudança de cidade ou país, desde que represente uma perda significativa.

 

Este momento de contestação enlutada está entre um dos causadores da depressão, onde por muitas vezes a pessoa não identifica que este é um dos motivo por ter adquirido a depressão em sua vida, tendo que partir para a busca de uma ajuda com psicólogos, ou até mesmo religiosa.

 

O luto não é algo a ser curado, mas sim vivenciado, acolhido e percebido por alguém de fora e também pelo enlutado. Com o tempo e também com olhar adequado para cada caso, as angústias vão sendo compreendidas e trabalhadas e assim encontrando lugar na vida daquela pessoa, que poderá voltar a construir, sonhar e desejar um futuro para si.

 

Para uma aceitação e superação do luto, o melhor a se fazer é permitir que o ente se foi fisicamente, mas deixou seu legado, memórias e lembranças de tudo que fez ainda em vida. A pessoa que sente a dor da perda tende a procurar entender que cada um tem o seu tempo e que a sua função é não deixar que acabe o sentido daquela pessoa ter vivido.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: