sexta-feira, 04 de outubro de 2024

Rio Verde

Números de casos de dengue diminuíram em Rio Verde, mas ainda preocupam autoridades

POR Lucas Medeiros | 09/04/2024
Números de casos de dengue diminuíram em Rio Verde, mas ainda preocupam autoridades

Arquivo Pessoal

A cidade de Rio Verde - GO, enfrenta um desafio contínuo no combate a dengue, conforme dados recentes divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Embora os números apresentem uma diminuição nos casos em comparação com períodos anteriores deste ano, a preocupação persiste entre as autoridades de saúde devido à persistência da doença.

 

Conforme o cenário de arboviroses do município de Rio Verde, em 09 de abril de 2024, divulgado às 08 horas e 23 minutos, foram registrados 6.461 casos prováveis de dengue. Felizmente, não foram confirmados óbitos relacionados à doença, mas dois casos ainda estão em investigação. No município ainda foram registrados 167 casos suspeitos de Chikungunya. 

 

Ana Carolina Donda, gerente de endemias de Rio Verde, falou sobre a importância das ações de combate ao vetor e a colaboração da população. Em entrevista ao Jornal Somos, ela ressaltou que a parceria entre a comunidade e as autoridades de saúde é fundamental para enfrentar esse desafio: "A Prefeitura Municipal de Rio Verde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está executando ações de combate ao vetor, atacando os bairros com maior número de casos. Pedimos o apoio da população nessa situação de combate ao vetor, recebendo os agentes de endemias em seus domicílios. Eles têm muito a acrescentar de forma educativa e técnica", destacou Ana Carolina.

 

Além disso, a gerente de endemias enfatizou a importância da conscientização individual, encorajando os moradores a dedicarem alguns minutos de seu tempo para fiscalizar seus ambientes domésticos em busca de possíveis focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue: "É fundamental que cada um possa tirar 10 minutos do seu tempo e fiscalizar seu ambiente doméstico, eliminando dispositivos que possam acumular água. Essas atitudes, de parceria com a população, podem evitar óbitos e controlar a propagação da doença", concluiu Ana Carolina.

 

Diante do cenário, é essencial que a população de Rio Verde mantenha-se atenta e com compromisso nas ações de prevenção e controle da dengue, contribuindo para a proteção da saúde de todos.

 
 
 
 
 

COMPARTILHE: