terça-feira, 23 de abril de 2024

Rio Verde

Número de animais abandonados cresce no início do ano

POR Jornal Somos | 05/03/2019
Número de animais abandonados cresce no início do ano

Foto: Jornal Somos

D

Durante o verão, muitas pessoas aproveitam as férias e o carnaval para viajar e conhecer lugares turísticos. Em contrapartida a uma época de descanso, o número de cães e gatos abandonados nesta época do ano cresce razoavelmente.

 

O abandono de animais existe em grandes proporções em todas as épocas do ano, mas o aumento é significativo durante os primeiros meses do ano. Os tutores aproveitam para viajar durante a temporada, e acabam largando os cães e gatos nas ruas, ou então em suas próprias casas, sem pedir que alguém monitore o local neste meio tempo.

 

A médica veterinária, Andressa Vaz, explica o aumento no número de animais abandonados.

“O número de animais nas ruas tem crescido porque cessou o recolhimento e eutanásia desses animais, como foi informado pela veterinária do Centro de Zoonoses. Como são animais com alto índice reprodutivo, automaticamente há uma elevação no número de cães e gatos em situação de rua. Quanto ao abandono, o motivo principal está na prática de posse não responsável pelos tutores. As pessoas adotam ou até mesmo compram animais sem conhecer suas peculiaridades, comportamento, tempo de vida, os custos para manutenção desses animais, e o não entendimento de que esses animais demandam tempo e atenção.”

 

Entre as principais causas de abandono estão a idade do animal, falta de tempo e doenças.

“Quando há um comportamento por parte desse animal que desagrade o dito tutor, assim como uma doença, idade avançada, ou até mesmo uma viagem a qual não há ninguém para ficar com o animal, ele é abandonado. Essas situações normalmente são as principais causas do abandono, elevando o número de animais soltos nas ruas, ao se reproduzirem acabam, por conseguinte, acarretando na elevação de animais errantes”.

 

Diante desse número, Andressa apresenta as propostas públicas para o problema.

“Como o problema está na conscientização da sociedade, a Prefeitura em breve iniciará um programa que visa a educação sobre posse responsável, que incluirá castrações gratuitas e microchipagem dos animais, estratégia diminuirá o abandono ao vincular o proprietário ao animal”.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: