terça-feira, 16 de abril de 2024

Rio Verde

Novos plantios têm chamado atenção no interior do estado

POR Jornal Somos | 01/02/2019
Novos plantios têm chamado atenção no interior do estado
O

O estado de Goiás é conhecido pelas gigantescas plantações de grãos, como a soja. Mas, outras culturas têm ganhado cada vez mais espaço na região Sudoeste.

 

Em Rio Verde, o produtor rural Adão Roberto Barbosa, de 48 anos, sempre trabalhou com agricultura familiar.

 

“Já produzo há muitos anos e o que me motivou foi buscar uma vida melhor pra mim e minha família. Assim, resolvi começar a produzir com o apoio de um patrão que tinha e me apoiou a começar. Já são 30 anos de prática”, explicou.

 

Mas, mesmo com alguns alqueires com plantação de mandioca, arroz e quiabo, sua principal renda está nas 200 mil frutas de abacaxi pérola plantadas. “Minha produção anual chega a 100 mil frutas e este ano está melhor que nunca”, contou.

 

Adão entrega seus produtos em mercados e comércio da região, além de ser feirante.

 

Um dos pontos principais que Adão comentou foi o auxílio da prefeitura para a melhora na produção. “A secretário de Agricultura de Rio Verde me ajudou com maquinários”, disse.

 

Para o secretário de Agricultura, Gerlos Mendonça, é importante investir na área.

 

“Nós fizemos essa semana uma visita ao nosso colaborador e feirante Seu Adão, ele está plantando aqui nas margens do Rio São Tomás. Lá estão plantadas cerca de 200 mil frutas de abacaxi. Ele já vem trabalhando com isso há muitos anos e agora através da Secretaria Municipal de Agricultura, fizemos o preparo do solo. Ele já é feirante, parte da comercialização dos seus produtos vem diretamente ao consumidor final, faz entregas no supermercado e em vários estabelecimentos comerciais”, comentou.

 

Gerlos ainda complementa com a possibilidade da região se tornar um pólo. “Nós estamos apoiando agora pela ampliação da área, Rio Verde oferece condições de ser um pólo, não só de melancia, como já ocorre em Lagoa do Bauzinho, mas também na produção de abacaxi. Porque, se plantado em 800 metros a nível do mar, têm as condições ideais de brix de doçura da poupa para atender a sociedade. Ele é um investidor que está muito tempo na área, domina bem a parte de produção e a secretaria tem apoiado ele para que desenvolva e amplie cada vez mais na área de plantio”.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: