sexta-feira, 29 de março de 2024

Rio Verde

Não Evoluímos para Matar

POR | 31/07/2018
Não Evoluímos para Matar
H

muitos anos, o homem vem evoluindo. No início, desprovido de muita inteligência, era preciso caçar outros animais para se alimentar. No entanto, mesmo agora, sendo considerado a espécie mais inteligente, o homem ainda mata para comer e com sua “evolução” transformou a prática em comércio, ou seja, uma forma de ganhar dinheiro.

 

Não é segredo que o capitalismo move o mundo. É por esse motivo que quase tudo nos dias atuais é mercadoria. O homem, que antes caçava para sobreviver, passou por um grande processo de evolução que permitiu-lhe criar e inovar, podendo assim não precisar mais caçar para comer, afinal, ele foi agraciado com uma inteligência que lhe permite substituir essa prática por outras bem mais saudáveis e, digamos, que também bem mais agradáveis. Mas não foi assim que ele fez, ao invés disso, ele criou o capitalismo e matar animais tornou-se comércio.

 

Existem diversas pessoas no mundo todo que justificam essa prática porque estão no topo da cadeia alimentar. Sendo assim, nós somos os mais fortes, por possuirmos inteligência, então nós precisamos comer os outros animais, certo? Ou será que talvez entendemos errado? Se o ser humano é o único ser com inteligência, ele não devia proteger seu ambiente e os outros animais que o habitam ao invés de destruí-lo?

 

No final de tudo, que benefício essa prática traz? Com o desmatamento e desperdiçando uma quantidade exorbitante de água, a pecuária é uma das práticas que mais são prejudiciais ao meio ambiente. Ou seja, além da atitude cruel de comercializar os animais, transportando-os em caminhões apertados e quentes por quilômetros até os abatedouros, onde os mesmos passam os últimos momentos mais horríveis e agonizantes (pois os animais sabem que vão morrer no abatedouro), até o momento de sua morte totalmente consciente. Com isso, o ser humano ainda prejudica a si mesmo destruindo seu próprio ecossistema.

 

Portanto, é fato que a prática de comercializar e comer carne não beneficia o ser humano em nada, afinal existem muitos outros tipos de proteínas que podem ser consumidas. O mais lógico é que com a evolução, esse hábito deveria ter sido banido da nossa civilização. E isso não é uma questão de simplesmente não comer outros animais, e sim de finalmente agir como o ser humano que evoluímos para ser.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: